O saldo a favor do Tesouro da província - a diferença entre os débitos e os créditos a longo prazo - é de 349 330 contos, números redondos. A verba maior consumida nesta rubrica é a relativa ao Governo-Geral, ou 3198 contos. Inclui o Governo da província e a residência e a Repartição do Gabinete, o Conselho de Governo e os governos subalternos:

Reparte-se assim:

aquisição de móveis e de material de consumo corrente são verbas salientes no Governo-Geral.

Nos governos subalternos toda a verba diz respeito a vencimentos.

Classes inactivas As classes inactivas incluem pensões de aposentação e de reforma a pagar na metrópole e na província, pessoal aguardando aposentação e pensões a conceder durante o ano - ao todo 25 752 contos. As duas verbas mais importantes referem-se a pensões a pagar na província (12 186 contos) e na metrópole (8747 contos).

Administração geral e fiscalização O total de 286 303 contos gasto pelos serviços que se agrupam sob esta designação divide-se por várias rubricas.

As mais importantes são as relativas aos serviços de saúde, que ocupam posição dominante no total.

As despesas deste capítulo podem agrupar-se do modo que segue:

«Outros serviços» compreendem o Tribunal Administrativo, a Inspecção de Administração Ultramarino, a Inspecção dos Serviços Administrativos e a Mocidade Portuguesa, esta última com 994 contos.

Deve notar-se que, à semelhança do que acontece noutras províncias, há dotações importantes no capítulo «Encargos gerais» que pertencem a serviços enumerados no quadro.

As verbas mais salientes relativas à instrução pública são as de vencimentos, pessoal contratado e assalariado - que dizem respeito aos serviços centrais, Liceu e Museu de Lourenço Marques, e pelo ensino técnico (Escolas Comercial e Industrial de Lourenço Marques). O ensino primário e o ensino escolar de artes e ofícios distribuem-se pelos diversos dUtritos. A verba dos serviços centrais inclui, porém, os vencimentos.

Esta rubrica deve alargar-se consideràvelmente logo que as condições financeiras da província o permitam.

Parece haver necessidade de melhorar as condições do ensino agrícola, sobret udo entre populações indígenas. A insistência apenas em ensino técnico (artes e ofícios) não corresponde às necessidades reais da economia provincial.

Os consumos dos serviços de saúde por este capítulo sobem a 76 626 contos, mais as missões de combate as tripanossomíases (7240 contos). Nesta verba incluem-se, além dos vencimentos e subsídios de campo dos serviços propriamente dítos, laboratórios, serviço de combate à lepra, estação antinialarica, dispensário autituberculoso, estações e dispensários diversos, delegacias e círculos de saúde nos distritos, hospitais centrais e regionais. A verba, já de si elevada, não representa, porém, tudo o que o Estado gasta na saúde. Além de que empresas particulares mantêm serviços privativos, alguns de grande interesse.

Não parece ser grande a verba da estatística. E um serviço de grande interesse para a província e que necessita de ser convenientemente apetrechado, para poder publicar os seus inquéritos em dia.

Também a verba da assistência pública (18 176 contos), embora não incluindo tudo o que se gasta nesta matéria, precisa de ser reforçada. E orientada autonomamente pela Comissão Central de Assistência Pública, que tem orçamento privativo.

As missões católicas receberam subsídios diversos, no total de 31 008 contos, incluindo a verba de 426 contos (vencimentos). Uns foram concedidos nos termos do Estatuto Missionário, outros para remuneração de enfermagem em hospitais-leprosarias e vários fins.

Serviços de Fazenda A discriminação da despesa destes serviços para 1953 e 1954 é a seguinte: