Em Angola, como em Moçambique, há necessidade de estudos sérios que permitam estabelecer o grau de prioridade de esquemas a realizar, com o objectivo de assegurar o aumento de exportações e assim reduzir o déficit da balança de comércio, que como see viu acima, ainda é volumoso

Os serviços agrícolas e pecuários têm de desempenhar uma alta missão de fomento e requerem por isso cuidadosa e persistente atenção.

No caso da cultura do algodão, que ocupa um dos principais lugares no comércio externo, os trabalhos do Centro de Investigações parece terem orientado os seus esforços no bom sentido.

São ainda baixas as produções unitárias, comparadas com outros países produtores mas já maiores do que anteriormente. Será de vantagem a continuação dos esforços daquele organismo, auxiliado por outros na província, no sentido de procurar adaptar as diversas culturas às produções mais próprias, a fim de assegurar o máximo de produtividade do trabalho.

Além de vencimentos, as verbas mais importantes dizem respeito à alimentação, fardamentos, despesas do fundo de defesa militar e aquisição de móveis, afora a construção de novos aquartelamentos e grandes e pequenas reparações do que existe. Nos serviços da marinha, com a despesa de 38 291 contos, incluem-se os serviços centrais, onde se contabilizam a maior parte das despesas de pessoal, o departamento marítimo, com os serviços de farolagem, oceanográficos e radiográficos, e as Delegações Marítimas de Inhambane, Beira, Quelimane, Capita-nia do Porto de Chinde, com os navios da marinha privativa no Zambeze, a Capitania do Porto de Moçambique que, a Delegacia Marítima de Moma e a Capitania de Porto Amélia, todas com os respectivos serviços de farolagem e radiográficos.

Os serviços hidrográficos, também incluídos na despesa dos serviços de marinha, despenderam 4863 contos em 1954.

Nestes serviços as despesas podem subdividir-se do modo seguinte, para 1954:

Encargos gerais A despesa total dos encargos gerais, incluindo créditos revalidados, anos económicos findos e aberturas de créditos durante o ano, foi de 311 389 contos e reparte-se por variadas aplicações.

A conta pode estabelecer-se assim, em contos: Os 12 169 contos distribuem-se por várias aplicações, entre as quais convém citar: dsepesas relacionadas com o Código da Estrada, 1716 contos; pagamento de receitas ao Fundo Orizícola, 1146 contos; Junta de Exportação do Algodão, 2978 contos; Comissão Central de Assistência Pública, 107 contos; Junta das Missões Geográficas, 180 contos; despesas de comunicações, 222 contos; deslocações de pessoal, 562 contos; Governo-Geral, 250 contos; presos indigentes, 173 contos; restituições, 3577 contos; a pagar na metrópole de valores selados, 139 contos; passagens a conceder a estudantes, 399 contos e despesas eventuais (Governo-Geral), 100 contos. Estas verbas encontram-se no total em «Outras» despesas, embora com propriedade devam ser inscritas como parcelas de algumas rubricas, como, por exemplo, as comunicações e deslocações.

No quadro seguinte discriminam-se os encargos gerais:

[Ver tabela na tabela]

Subsídios a organismos administrativos e de coordenação económica: