As obras mais vultosas são as do Limpopo, relativas a rega, enxugo e preparação de terrenos, além do caminho de ferro a que se aludiu acima.
Não é possível neste relatório fazer estudo mais pormenorizado da obra de rega do Limipopo, aliás projectada há muitos anos. A barragem de retenção das, águas servirá simultâneamente de ponte ao caminho de ferro do Limpopo (Pafuri), que parece destinado a grande futuro, visto estar ligado directamente à Rodésia do Sul com o porto de Lourenço Murques.
As outras obras incluídas, como a do porto de Nacala, são de grande interesse para a zona do Norte.
No quadro, seguinte dá-se o movimento financeiro do Plano:
Saldos de anos económicos findos
O volume dos saldos aumentou bastante a partir do fim da guerra. Em 1946 totalizou 197 816 contos e depois de 1950 os saldos foram os seguintes:
Seria hoje muito difícil determinar as aplicações dos saldos. Como se nota, é vaga a designação do exercícios findos, aberturas de créditos ou inscrições orçamentais. Os saldos despendem-se do modo que segue:
Não é possível, e seria hoje muito difícil, determinar as aplicações dos saldos. Como se nota, é vaga a designação de exercícios findos, aberturas de créditos ou inscrições orçamentais.
O relator das contas gostaria de ter um mapa semelhante ao publicado no parecer da, metrópole, que dá a discriminação do emprego dos saldos - em portos, estradas, caminhos de ferro e quaisquer outras rubricas. O uso dos saldos deve ser feito em aplicações de carácter extraordinário, tanto quanto possível em obras de fomento, culturais ou de assistência, e não em despesas ordinárias, como também acontece no ultramar.
Seria assim mais fácil e profícua, a apreciação das contas, porque seria objectiva.
Parece ser necessário estabelecer uma conta única para as diversas obras.
Saldos revalidados
No caso por exemplo, do caminho de ferro do Limpopo as contas de gerência do exercício de 1954 apresentam o seguinte:
Mas dos 644 846 contos recebidos, e uma parte ainda não está contabilizada, despenderam-se apenas:
De modo que restavam ainda 202 894 contos. No caso do caminho de ferro do Manhiça os números dão o resultado final: