Seguindo estes números, podem apurar-se os gastos até fim do ano económico de 1954, que incluem verbas dos serviços autónomos:

Foram estas realmente as verbas despendidas até fins do ano económico de 1954, incluindo as dos serviços autónomos desviadas para esse fim.

Espera-se que na próxima conta de gerência se indiquem com maior clareza as verbas utilizadas por cada obra, de modo a poder ser avaliada a sua oportunidade e grau de eficiência na vida económica e social da província. Há certo número de obras importantes em andamento na província de Moçambique e conviria saber o seu custo e a origem das receitas que as liquidaram. Entre elas podem citar-se o caminho de ferro do Limpopo (Pafuri), as obras de rega, enxugo e preparação de terrenos no Limpopo, o aproveitamento hidroeléctrico do Movene, o custo de estudos no lago Niassa, os portos de Lourenço Marques, Beira, Nacala e outros, o financiamento do novo plano de estradas, o custo de cada aeroporto e ainda diversos trabalhos de importância.

TaJvez que os serviços de Fazenda e contabilidade pudessem apurar os custos, com a indicação da origem das receitas - se de empréstimos, de saldos de anos económicos findos, de excessos de receitas ordinárias ou de outros. A prática de utilizar saldos de anos económicos findos para pagamento de despesas ordinárias não é seguida na metrópole nem deve ser usada no ultramar. Dá pouca consistência às contas. Pode, e assim tem acontecido, dar um ritmo rápido à despesa ordinária, que ces&ará logo que cessem as disponibilidades do fundo de saldos acumulados. E de admirar que o assunto não tivesse sido já ponderado.

Em 1954 as cobranças incluem elevadas quantias provenientes de saldos de anos económicos findos.

Excluindo os serviços autónomos, que, conforme a conta, apresentam o saldo positivo de 217 664 contos - e o saldo é obtido pela diferença entre as despesas e receitas contabilizadas e não cobradas ou pagas-, o saldo do exercício de 1954 desdobra-se assim:

Como se contabilizaram receitas que não foram gastas, e deverão ser utilizadas nos anos seguintes por terem sido revalidadas, no total de 125 226 coutos, o saldo efectivo foi de 237 300 contos.

Nota-se, como se viu acima, ser alta a soma dos saldos de anos económicos findos que entraram nas contas como receitas (ordinária e extraordinária).