Jorge Pereira Jardim.

José Dias de Araújo Correia.

José Garcia Nunes Mexia.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José dos Santos Bessa.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

José Soares da Fonseca.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Manuel Colares Pereira.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Múrias Júnior.

Manuel Marques Teixeira.

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Manuel Trigueiros Sampaio.

Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque.

Mário de Figueiredo.

Paulo Cancella de Abreu.

Ricardo Malhou Durão.

Ricardo Vaz Monteiro.

Sebastião Garcia Ramires.

Urgel Abílio Horta.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 65 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 20 minutos.

Deu-se conta ao seguinte

De vários industriais de lacticínios a apoiar as considerações do Sr. Deputado Furtado de Mendonça acerca da organização do grémio da respectiva indústria.

Da Casa do Concelho de Gouveia a apoiar as considerações do Sr. Deputado António Rodrigues relativas ao ensino no distrito da Guarda.

O Sr. Presidente: - Estão na Mesa os elementos enviados pelo Ministério das Corporações a requerimento do Sr. Deputado Pinto Barriga.

ão ser entregues àquele Sr. Deputado.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Lamento que a ausência do Sr. Deputado Botelho Moniz, que de forma especial acompanhou e viveu essa gesta heróica, não permita que voz mais autorizada que a minha se possa ouvir nesta Assembleia.

Evocar a figura de Moscardo, meus senhores, é evocar esse episódio admirável da guerra internacional de Espanha, em que se afirmou um baluarte do Ocidente, que não se rendeu e não cedeu, de forma alguma, aos ataques de toda a ordem contra ele dirigidos. É evocar ainda estie baluarte, perante a qual os homens recordaram ou aprenderam que não havia já lugar a posições intermédias, mas que haviam de estar então, come hoje, ou de um lado ou do outro.

Evocar essa figura é evocar a serenidade, a firmeza, a decisão, a coragem mural do militar que deu à sua pátria e ao Ocidente mais do que a própria vida - a vida do seu filho.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - E lembro como os dois povos souberam nesses duros momentos ser fiéis aos imperativo dos destinos independentes mas paralelos de duas na coes irmãs, que, seguindo até as regras da geometria se encontram no infinito aos pés da cruz, como essa feita com madeira da quilha de um galeão português da índia que encima o altar-mor da Igreja de S. Lourenço do Escurial, onde, então jovem dirigente de Mocidade Portuguesa, recebi as minhas insígnias de Falange, com emoção que os anos não apagam nem diminuem.

Toledo permanece na nossa vida como exemplo que não esquecemos e havemos de ter presente para, se necessário, o seguirmos.

Moscardó repousará dentro em breve junto dos seu heróis de Alcazar e, por vontade testamentária, ai lado de seu filho. Unidos no repouso eterno como unidos estiveram na gesta heróica em que mantiveram para nós e para o Mundo íntegra a honra do Ocidente impondo-nos a atitude categórica de permanência de posições que nos impede de aceitar transigência indignas ou fraquezas aviltantes perante os que procuram em vão submeter esse Alcazar glorioso e visam aniquilar tudo o que ele representa.

Ao lado de seu filho, o herói descansa em paz. Que o nosso pensamento neste momento haverá de dirigir-se a Deus em prece fervorosa, para que a misericórda divina lhes conceda o repouso eterno na sua glória

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - A Câmara acaba de ouvir, pela voz comovida do Sr. Deputado Jorge Jardim, referências ao falecimento do general Moscardo.

Verifico com prazer que o Sr. Deputado Jorge Jardim correspondeu, na maneira como se referiu a este acontecimento triste, ao sentimento da Câmara. Por isso mesmo é-me fácil acrescentar algumas palavra, embora não de todo necessárias, às palavras d Sr. Deputado Jorge Jardim.

A morte do general Moscardo trouxe de novo a atenção do Mundo e, particularmente, a atenção dos Portugueses para esse momento delicado, esse momento de