Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Costa

João Carlos de Assis Pereira de Melo.

João Luís Augusto das Neves.

João Mendes da Gosta Amaral.

Joaquim Dinis da Fonseca.

Joaquim de Sousa Machado.

Jorge Botelho Moniz.

Jorge Pereira Jardim.

José Dias de Araújo Correia.

José Garcia Nunes Mexia.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

José Soares da Fonseca.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís de Arriaga de Sá Linhares

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Manuel Colares Pereira.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Vaz.

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Manuel Trigueiros Sampaio.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Mário de Figueiredo.

Paulo Cancella de Abreu.

Ricardo Malhou Durão.

Ricardo Vaz Monteiro.

Rui de Andrade.

Urgel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.

O Sr. Presidente:-Estão presentes 60 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 30 minutos.

O Sr. Presidente: - Está em reclamação o Diário das sessões n.º 140.

Pausa

O Sr. Presidente: - Visto nenhum Sr. Deputado desejar fazer qualquer reclamação, considero-o aprovado.

Estão na Mesa os n.ºs 73 e 75 do Diário do Governo, l.ª série, de 12 e 14 do corrente, que inserem os Decretos-Leis n.ºs 40 568 e 40 571, para efeitos do disposto no § 3.º do artigo 109.º da Constituirão.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Está na Mesa um requerimento do Sr. Deputado Botelho Moniz, que vai ser lido à Câmara.

Fui lido. É o seguinte:

«Requeiro que, por qualquer dos organismos competentes do Ministério da Economia, sejam enviadas à Assembleia Nacional, a tempo de serem consideradas durante a discussão dos avisos prévios anunciados pelos Srs. Deputados Melo Machado e Pinto Barriga, amostras seladas, acompanhadas dos boletins de análise respectivos, relativas a:

1.º Cada um dos tipos de mistura de azeite com óleo de mendobi previstos pelas disposições legais em vigor:

2.º Cada um dos tipos de azeite puro e do óleo de mendobi, também puro, que entraram nas misturas a que aquelas amostras respeitarem».

Deu-se conta do seguinte

Da Comissão do Aero Clube do Porto a apoiar a intervenção do Sr. Deputado Urgel Horta sobre socorros a pescadores.

desejo de servir e o extraordinário ritmo de trabalho que são hoje, mais do que nunca, as características dominantes do Ministério das Obras Públicas, em boa hora entregue à direcção dessa grande figura de estadista integro, esclarecido e de rara visão política que é o Sr. Engenheiro Eduardo de Arantes e Oliveira.

E delas é vivíssima nota a transformação que neste momento Braga está a sofrer, onde se trabalha aceleradamente em obras de vulto excepcional, de um volume e importância raras vezes ou, talvez, nunca atingidas na Cidade dos Arcebispos.

É uma cidade nova que nasce, marca indelével da inteligência, do senso político, do espirito de acção e da dedicação pela sua terra do presidente do Município bracarense, a quem o Governo, que nunca nega auxilio e cooperação a todos os que verdadeiramente o servem e à Nação, tem felizmente compreendido.

Não me pertence ir mais longe nas referências e no destaque que devem fazer-se a todos esses grandes melhoramentos a inaugurar em Braga no próximo 28 de Maio. Mas, por circunstancias inerentes a funções que exerço, cumpre-me render homenagem e agradecer a todos quantos tornaram possível esse belo sonho, a caminho da realidade, que é o novo hospital da cidade.

Há cerca de um ano, Sr. Presidente, assisti, na qualidade de representante da Misericórdia de Braga, a uma reunião presidida pelos ilustres Subsecretários de listado da Assistência Social e das Obras Públicas, com o objectivo de se determinar até que ponto as Misericórdias poderiam participar da construção dos hospitais regionais.

O Governo resolvera finalmente - e em boa hora, tenho motivos especiais para dizê-lo - encarar a construção desses hospitais, já que até então a sua atenção se voltara para os hospitais escolares de Lisboa e Porto e para os pequenos hospitais de província, os sub-regionais.

Tem sido, na verdade, excelente a obra dos Ministérios do Interior e das Obras Públicas, através da Comissão de Construções Hospitalares, a cujo director-dele-