Peço desculpa a VV. Ex.as Sr. Presidente e â Câmara, pelo descosido destas considerações, mas a verdade é que não há debate sobre o aviso prévio porque não vi contraste de opiniões.

O Sr. Botelho Moniz: - Há efectivamente um contraste, embora ele não tenha sido expresso nessa tribuna; foi expresso quando o .Sr. Deputado Pinto Barriga aconselhou a solução da liberdade de preços para o azeite extra. Ê preciso que isso fique bem vincado dentro da Assembleia, porque explica tudo.

O Sr. Pinto Barriga: - Não explica coisa nenhuma. Não tenho nada na minha vida que não possa explicar claramente.

O Orador: - V. Ex.º agora não explicou nada ...

O Sr. Pinto Barriga: - O azeite extra é pouco, mas seria reservado para os doentes e o restante não interessaria que subisse para os que o pudessem pagar.

O Orador: - Com a libertação dos preços só os ricos podiam consumi-lo.

Sr. Presidente: vou terminar, mas antes quero abordar um ponto, porque me parece ter visto pairar certas dúvidas sobre as previsões da Junta. Essas previsões falharam cá e falharam em todos os países produtores.

O Sr. Pinto Barriga: - Da minha parte não foram levantadas as mínimas insinuações contra os organismos de coordenação económica responsáveis. Antes faço justiça ao seu zelo e acção.

O Orador: - A vida é muito mais rica do que as fórmulas algébricas e matemáticas; não há maneira de metermos a vida dentro da estatística. A Junta partiu de uma certa linha de tendência e capitação para, com os dados da estatística, elaborar a sua previsão.

O Sr. Camilo Mendonça: - O que está em causa não é sequer unia previsão da Junta, mas sim do Instituto Nacional de Estatística.

O Orador: - A vida é mais rica do que a estatística. E, a propósito, vou contar um caso que se passou comigo: no Verão, na minha aldeia, já se notava grande falta de azeite. Sou um modesto produtor de azeite, mas tinha ainda dois ou três almudes para vender, sobrantes do consumo da minha casa. E, como vi que o estado das oliveiras não era mau, dei ordem para se vender o azeite. Enganei-me, porém, pois veio a seca e as oliveiras não deram a azeitona que esperava, e, consequentemente, a colheita escassamente alcança as minhas próprio? necessidades.

O Sr. Furtado de Mendonça: - Talvez não ficasse aqui bem focado que o Instituto Nacional de Estatística colhe aqueles elementos que lhe são fornecidos pelas regiões agrícolas. E é sobre as previsões dos seus técnicos que essas regiões mandam depois as suas informações para o Instituto Nacional de Estatística.

O Orador: - Se queremos responsabilizar alguém, responsabilizemos os serviços do nosso ilustre colega Prof. Amorim Ferreira, que são quem dá o bom e o mau tempo!

Termino, portanto, dizendo que parece procurar-se um responsável. Se o Sr. Ministro quisesse liquidar as críticas, era-lhe fácil fazê-lo, sacrificando, demagogicamente, o presidente da Junta.

Pelo que conheço du carácter do Sr. Ministro da Economia estou certo de que não o fará, porque seria manifestamente injusto.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Seria uma maneira de contentar os críticos, mas tenho esta opinião: o Sr. Ministro da Economia não o fará, embora isso mantenha vivas as criticas que chegaram até aqui.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - Vou encerrar a sessão.

Amanhã haverá sessão à hora regimental, com a mesma ordem do dia.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 19 minutos.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

André Francisco Navarro.

Carlos Mantero Belard.

Henrique doa Santos Tenreiro.

José Dias- de Araújo Correia.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Mário Correia Teles de Araújo e Albuquerque.

Ricardo Vaz Monteiro.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Abel Maria Castro de Lacerda.

Agnelo Orneias do Rego.

Alberto Cruz.

Antão Santos da Cunha.

António de Almeida Garrett.

António Carlos Borges.

António Júdice Bustorff da Silva.

António Russell de Sousa.

António dos Santos Carreto.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Caetano Maria de Abreu Beirão.

Carlos de Azevedo Mendes.

Eduardo Pereira Viana.

Elísio de Oliveira Alves Pimenta.

Herculano Amorim Ferreira.

oão Afonso Cid dos Santos.

João da Assunção da Cunha Valença.

Joaquim de Pinho Brandão.

José Sarmento de Vasconcelos e Castro.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Colares Pereira.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria Sarmento Rodrigues.

Manuel Marques Teixeira.

D. Maria Leonor Correia Botelho.

Pedro Joaquim da Cunha Meneses Pinto Cardoso.

Rui de Andrade.

eófilo Duarte.

Urgel Abílio Horta.