Os encargos da dívida ao fim da gerência de 1955 são, por sua vez, dados pelo quadro seguinte:
(ver tabela na imagem)
 Circulação fiduciária - Comércio bancário - Cunhagem e emissão de moeda, metálica
  A circulação em notas e cédulas e a reserva monetária em 31 de Dezembro de cada ano do quadriénio 1952-1955 constam do quadro seguinte:
  (ver tabela na imagem)
  No decorrer de 1955 o Banco Nacional Ultramarino concedeu na província créditos num total de 32 019 contos, dos quais 6728 em operações de desconto e 25 201 em conta corrente e empréstimos caucionados. Em relação ao ano anterior, verifica-se ter havido um muito grande aumento quanto ao desconto e uma duplicação quanto às coutas correntes e empréstimos caucionados. Note-se, no entanto, que no decurso de 1954 a taxa de juro do desconto baixou de 7 para 6 por cento e a das conta» correntes para 6 1/2 por cento, o que, sem dúvida, teve influência no volume de créditos concedidos em 1955.
  O movimento geral na província foi, em resumo, de 3 070 776 contos.
  Comércio externo e balança de pagamentos
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  Analisando este quadro, verifica-se que o comércio na província é caracterizado pelo maior volume das importações em relação às exportações, resultando uma balança comercial deficitária, a que, aliás, se contrapõe uma balança de pagamentos tradicionalmente equilibrada, mercê de «invisíveis» que anulam e superam o saldo negativo da balança comercial.
  O movimento do comércio externo é avolumado pelos óleos combustíveis importados para o reabastecimento da navegação. Assim o saldo havido em 1953 é positivo, em virtude de se ter fornecido à navegação mais combustíveis do que na realidade se importou.
  Segundo as classes da pauta aduaneira, mostramos a seguir o movimento das importações e exportações:
  (ver tabela na imagem)
  O comércio externo de 1955, em comparação com o movimento havido no ano antecedente, revela uma considerável retracção da ordem dos 21,3 por cento na importação e 34,5 por cento na exportação, retracção esta que se deve principalmente aos óleos combustíveis para a navegação e a uma queda na exportação do café e peixe em conserva, como demonstram os quadros que seguem:
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