(ver tabela na imagem)

Destes últimos dois quadros, analisando os seus números, se infere que:

A importação não apresenta alterações consideráveis, fora da sua marcha habitual. Às matérias-primas tiveram em 1955, e em relação ao ano anterior, um ligeiro aumento de cerca de 2 por cento, proveniente de maiores quantidades importadas. Os tecidos sofreram uma baixa de cerca de 3 por cento, correspondente também a menor importação. As substâncias alimentícias figuram com menos cerca de 2 por cento, mas resultante mais de menor custo do que de menores quantidades importadas. As máquinas, embarcações, etc., tiveram um aumento de cerca de 8 por cento, devido principalmente a diversas instalações mecânicas que foram montadas em algumas propriedades agrícolas. E, por último, as manufacturas diversas representam menos cerca de 3 por cento, resultante também na maioria de menor custo de importação.

O movimento de algumas das principais mercadorias importadas, ao longo de cada ano do quadriénio 1952-1955, vem exposto no quadro seguinte:

(ver tabela na imagem)

E no que se refere à exportação indicam-se no quadro a seguir as quantidades e valores dos cinco principais produtos exportados pela província em cada ano do quadriénio referido:

(ver tabela na imagem)

Como se vê, continua Rendo o cacau, quer em tonelagem, quer em valor, o produto mais expressivo na economia da província. Em 1955 a exportação deste produto registou uma baixa de 1665 t. Este facto, que aparentemente pode fazer supor uma quebra de produção, explica-se pela circunstância de, justamente no ano de 1955, não ter sido exportada na totalidade a quantidade de cacau produzido. Ficaram em stock no fim do ano mais de 2000 t, pois as condições incertas dos mercados compradores e sobretudo as cotações muito inferiores às habituais não aconselhavam a sua exportação. Na realidade, a produção de cacau em 1955 foi até superior à de 1954, pois que, enquanto neste ano se produziram 7174 t, naquele registaram-se 7452 t, ou seja um aumento de 278 t.

O café Arábica, cuja cotação melhorou em relação a 1954, passando de 42,6 a 43,1 contos por tonelada, foi adquirido quase todo pela metrópole. Moçambique adquiriu o excedente.

Quanto ao café Libéria, a sua cotação baixou em relação a 1954, pois que nesse ano foi de 34 contos por tonelada e em 1955 apenas de 31 contos. A Bélgica, a Holanda e a França foram os principais países compradores.

O óleo de palma beneficiou de uma ligeira melhoria de cotação em relação a 1904. enquanto o coconote e a copra sofreram pequenas baixas. No entanto, qualquer delas não afecta o valor da exportação.

Finalmente, apresentamos um quadro resumo da balança comercial em cada um dos anos do quadriénio 1952-1955, com indicação do comércio com a metrópole, as

províncias ultramarinas portuguesas e os países estrangeiros.