Como se vê, as reservam de caixa vão muito para além do limite legal de 20 por cento das somas, dos depósitos à ordem. Na província existem ainda duas caixas, económicas: a do Montepio de Moçambique, garantida por este, e a Caixa Económica Postal, garantida pelo Estado. Também há uma instituição oficial de crédito aos agricultores a Caixa de Crédito Agrícola. A sua actividade actualmente está muito reduzida, por falta de novos recursos financeiros.

Entre a circulação e a emissão autorizada pelo Decreto n.º 38 609, de 21 de Janeiro de 1952, há uma diferença de 7000 contos, correspondente a 2 800 000

moedas de 2$50, de cuproníquel. Estas moedas, segundo informarão da província. encontram-se depositadas na caixa do Tesouro do Estado em conta de operações de tesouraria, sob a epígrafe «Valores em moeda divisionária», e serão poetas em circulação de acordo com as requisições que vierem a ser formuladas pelo Banco Nacional Ultramarino, nos termos da cláusula 43.ª do c ontrato entre o listado e o mesmo Danço, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 39 221, de 25 de Maio de 1953. Segue-se um quadro elucidativo da cunhagem da moeda metálica na província e respectivas emissões no quadriénio 1952-1955 em contos:

(ver tabela na imagem)

Comércio externo e balança de pagamentos Em 1955 não se registou sensível melhoria na situação económica de Moçambique. A agricultura, a indústria e o comércio continuaram a lutar com dificuldades de ordem vária, para as quais não se descortinam soluções imediatas. Assim:

Não foi bom o ano agrícola. As baixas cotações de certos produtos básicos de exportação da província e as dificuldades no escoamento de outros constituíram escolhos cuja transposição nem sempre foi possível sem pesados sacrifícios. Alguns produtos até, por carência de mercados, começam a formar stocks relativamente elevados, que ameaçam os preços internos. Ora, como n província é essencialmente agrícola, todos os outros sectores da sua vida económica sofreram os reflexos desse situação.

Como é subido, o comércio especial da província caracteriza-se por grande excesso do valor das importações sobre o das exportações.

Assim, de acordo com o quadro que segue, em que, para melhor apreciação ddas importações e das exportações, além das mercadorias propriamente ditas, se incluem igualmente ouro em barra, prata amoedada, notas bancárias e valores selados as exportações, durante o último quadriénio, totalizaram apenas 6 730 610 contos, representando 67,4 por cento do valor total das importações, que no mesmo período atingiram a importância de 9 976 730 contos.

(ver tabela na imagem)

É interessante o quadro que segue, elucidativo do valor das mercadorias propriamente ditas importadas e exportadas e da participação que nesse valor tiveram a metrópole, as outras províncias ultramarinas e o estrangeiro:

(ver tabela na imagem)