(ver tabela na imagem)

Analisando o presente quadro vemos o decréscimo havido no movimento das divisas, notando-se importante depressão, quer quanto às entradas, quer quanto às saídas.

A profunda depressão verificada em 1953 e a, já mais atenuada, em 1954 foram originadas principalmente pela crise por que passou a indústria mineira, que fornece o maior contingente de divisas. Porém, desde os meados de 1955, esta indústria tem estado a apresentar importante melhoria, esperando-se que recupere em breve o seu ritmo de progresso, sendo por isso de presumir que se melhore a posição da balança de pagamentos.

Há ainda a considerar que as restrições de trânsito e a proibição de remessa de dinheiro impostas pelo país vizinho contribuíram também, por sua vez, para se operar a depressão verificada.

E, terminando, fazemos notar que, além de tudo e de todas as causas dessa depressão, há ainda um irremediável factor a considerar: é que, em vista da tolerância havida na circulação da moeda da União Indiana na província, os emigrantes, que nos variados sectores exercem a sua actividade, trazem consigo, quando regressam à província, avultadas quantias, sem as transferir através do Banco, o mesmo sucedendo com os turistas e comerciantes procedentes daquele país. Em muitos rasos ainda são também pelos mesmos remetidas importantes quantias em cartas de valor declarado. Assim, temos de considerar que ao movimento de divisas registado pelo Banco escapam importantes somas em notas da União Indiana, entradas e saídas sem a sua intervenção, predominando o volume das entradas sobre o das saídas.

Situação da tesouraria - Comparação com a situação em 31 de Dezembro de 1983 e de 1964 A posição da tesouraria ao cabo de cada um dos anos do triénio 1953-1955 está definida no quadro seguinte:

(ver tabela na imagem)

E a sua situação no que segue:

(ver tabela na imagem)

Posição do fundo de reserva - Comparação com os anos de 1858 e 1954

O quadro seguinte mostra-nos os valores que constituem o mencionado fundo e compara-os com os valores dos existentes em 31 de Dezembro de cada um dos anos constituintes do quadriénio 1952-1955:

(ver tabela na imagem)