Assim, como, aliás, se pode apreciar pelos mapas que seguem, verifica-se que no quadriénio em apreciação aliás, se modificou a balança comercial se manteve favoravelmente desequilibrada, apresentando saldos positivos, situação que, aliás, se modificou em 1953, mas isto devido unicamente ao total desaparecimento da reexportação de copra.

Números relativos à posição da balança comercial nos últimos quatro anos

(ver tabela na imagem)

Números relativos à posição da balança comercial da província nos últimos quatro anos apreciada do ponto de vista cambial

(ver tabela na imagem)

Vejamos agora o que se passa com a balança de pagamentos:

(ver tabela na imagem)

A balança de pagamentos, com saldo positivo em 1952, apresenta-se deficitária em 1953 embora o valor da exportação tenha subido a cifra nunca atingida em toda a história económica da província. E é curioso verificar que ente desequilíbrio se deu exactamente no ano em que se fez maior colheita de café (1378 t), com cotações superiores às dos anos anteriores. Explica-se, porém, esse desequilíbrio pelo facto de as importações terem absorvido a quase totalidade das divisas creditadas pela exportação.

A mesma balança reencontra, porém, em 1954 a posição favorável, posição essa que mantém em 19õ5.

Atente-se que 20 por cento do valor global das exportações ficam em mãos dos exportadores, constituindo divisas livres depositadas no exterior, e que, por outro lado, o pagamento de parte das importações é efectuado com cambiais próprios dos exportadores e do Estado, que não saem da província.

Portanto, ao contrário do que à primeira vista se poderia supor, o valor da ex portação não corresponde ao valor das divisas entradas na província, como. do mesmo modo, o valor das importações não corresponde ao debito da província constituído por virtude das mesmas importações.

A vida económica da província, tradicionalmente assente na exportação do café, sofre, naturalmente, através das cotações deste produto e dos preços dos artigos industriais, uma forte pressão de prosperidade ou depressão dos mercados externos.

Em 1955 os mercados internacionais do café contraíram-se. As cotações caíram, li todos estes fenómenos coincidiram com más colheitas, enquanto que ao mesmo tempo a reexportação de copra cessou súbita e totalmente.

O poder de compra da população, no entanto, mantém-se e solicita, por conseguinte, do comércio um volume de importância de bens de consumo e de produção que, quanto a nós, não pode ser cerceado sem se provocar um fenómeno semelhante à deflação, isto é, sem se travar o progresso real que se efectivou na pro víncia.

Terminando, apresentamos a seguir o quadro do valor fiscal dos três produtos à volta dos quais gira a economia da província.