Valor aproximado da produção nacional de azeite

(a)Tomou-se como base o preço no produtor de 11$10 por litro (azeite de 2º,5 de acidez que corresponde aproximadamente à acidez média do azeite.

Partindo da produção média registada nas (...) de 1951-1952 e por 1953-1954 (124 milhões de litros), verifica-se que a última safra, de 1952-1956, foi inferior à referida (...) em 19 milhões de litros, correspondente a 511 000 contos.

Colheitas, preços e rendimentos da produção vinícola na área da Junta Nacional do Vinho

Verifica-se assim que as colheitas de 1955 deram azo a que lavoura recebesse a menos que a média dos últimos três anos :

de contos

O Sr. Rui de Andrade: - Fora lãs e carnes.

O Orador: - Em face destes números, fácil é compreender que a situação económica da lavoura económica é angustiosa.

O relatório da Caixa Geral de Depósitos, Crédito e Previdência revela-nos que os preços por grosso subiram com Lisboa 3.5 por cento; è porém preciso dizer que esta insignificante subida não chegou à lavoura. Ali os que não descem mantém-se.

E evidente que não queremos referir-nos ao que as intempéries praticamente destruíram. Que interessa à lavoura no geral que as hortaliças, as laranjas ou os limões tenham subido grandemente de preço se as geadas tudo destruíram?

Não se pode, para crises desta natureza, apontar remédios que não sejam maduramente considerados, estudados em conjunto, resolvidos com ponderação e objectividade, sem abstrair do interesse geral.

Não produzimos bastante por unidade de superfície? Não usamos os melhores métodos de produção?

Rendimento das culturas em 1951 em relação à Europa

A técnica oficial que nos diga, se sabe e demonstre, se puder, como resolver estes problemas. Se não é assim, porém, teremos de chegar à conclusão de que são insuficientes os preços que se pagam à produção e é indispensável encontrar um equilíbrio que deixe à lavoura Ter uma quota parte de lucros que lhe são indispensáveis para substituir.

A situação de servo de gleba nem mesmo em Atenas era invejável e agora só por ironia podia restabelecer-se.