Não são tão favoráveis como as do ano transacto as perspectivas da economia florestal.

No que toca à cortiça, a produção dos montados será inferior à de 1955, tendo-se verificado também, e devido a causas externas, uma baixa sensível dos preços no mato. Foram, no entanto, transaccionados já cerca de metade da cortiça amadia extraída na presente campanha, que se situa ao redor de 130 000 t, e os stocks da produção do ano anterior.

Também a campanha resineira poderá fechar com resultados da ordem das 53 000 t a 56 000 t, inferiores portanto aos da campanha anterior. O ano findo foi muito produtivo, sobretudo em virtude da enorme expansão da resinagem química, que fez passar a produção, por ferida, de 1,66 kg em 1954 para 2,02 kg em 1955, podendo dizer-se que em 1955 o aumento da produção se deveu em dois terços ao processo de resinagem química e em um terço ao acréscimo de feridas.

Em 1956 o número de feridas deverá ser aproximadamente igual ao do ano anterior e a resinagem química, embora em expansão, já não pode, por carência de margem, modificar tão sensivelmente a produção média unitária.

A estes motivos vêm juntar-se as condições meteorológicas desfavoráveis no início da campanha e que dificilmente poderão ser compensadas pela bondade do tempo nos meses de Outubro e Novembro. No tocante à pesca, as perspectivas para 1956 são animadoras, tanto no que respeita à pesca do bacalhau como à do arrasto.

(ver tabela na imagem)

A melhoria é consequência do aumento da frota, do aperfeiçoamento dos meios de captura e localização do peixe e da maior velocidade das novas embarcações.

A pesca da sardinha faz, no entanto, excepção à expansão geral verificada: os resultados obtidos nos cinco primeiros meses deste ano cifram-se em 26 por cento e 40 por cento, apenas, das pescas realizadas em 1955 e 1954, respectivamente. No quadro junto resumiram-se as variações sofridas por algumas produções mineiras entre 1954 e 1955 e no 1.º semestre de 1956, comparado a igual período do ano anterior.

A indústria extractiva melhorou, sendo dignas de registo as subidas na produção de estanho-metal e de ferro-tungsténio, bem como a expansão de actividade no sector dos mármores e cantarias, devido ao alargamento da procura interna e externa.

Igualmente são de salientar os resultados favoráveis a que está a chegar a prospecção dos jazigos de pirites no Sul.

(ver tabela na imagem) Muitas das dificuldades encontradas pelas indústrias transformadoras nos dois últimos anos resultam mais de deficiências de estrutura que de variações conjunturais.

O problema reveste de há muito aspectos delicados, que se apresentam com muito maior acuidade agora, perante as probabilidades de criação de um mercado comum europeu. No quadro VI registam-se as variações do volume de produção de algumas das indústrias nacionais no 1.º semestre de 1956, relativamente a igual semestre de 1955.