tusiasta dum país; sendo esta, por princípio, aquela que mais depressa se apaixona por sistemas que só mais tarde se afirmam na experiência dos políticos condutores, ela é sempre também quem primeiro reage contra aquilo que a intuição das suas almas moças se mostra como gasto ou impotente para as prender pela novidade, pelo sucesso ou pela acção.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Não esqueçamos também que a possibilidade formal da sublevação da Hungria &e encontrou precisamente na existência duma unidade perfeita: sentiu-se que se abafaram diferenças de ideologias, que se dominaram despeites, que se esqueceram questiúnculas, todos sendo simplesmente um povo unido, e consciente, na luta contra a opressão.

Vozes: - Muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Força, enfim, que permitiu levantar o País, reafirmando-o, dum estado de desacreditado abandono em que o tinha lançado o desentendimento partidário que imperava na Nação.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Loucura rematada seria, com certeza, que, unidos firmemente até agora, em volta de sãos princípios condutores, fôssemos sacrificar o equilíbrio do todo, enfraquecer essa união que nos defende, pondo puros interesses de facção, ou de partido, acima dos interesses nacionais.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

Mundo de amanhã, quais as formas políticas, baseadas na experiência do passado e nas tendências do momento, que se conseguirão impor para obterem, nas condições e mentalidades que imperarem, a melhor aceitação dos povos, cedo é ainda para o saber.

O momento é de transição para alguma coisa; por isso mesmo, de crise e desnorteamento, de dúvida e perturbação.

Encaremo-lo, porém, resolutamente, dando ao imenso sacrifício desse heróico povo magiar a paga da compreensão com que aceitamos a sua lição, nobre e magnífica, de europeus; e dediquemos, por nós, um pensamento confiante e agradecido a quem - já lá vão trinta anos - no desejo de bem unir para salvar uma nação, soube defender uma doutrina e definir princípios de administração e de governo capazes de constituir ainda