légrafos e telefones. Os restantes 2943 contos distribuem-se por diversos objectivos, nas proporções indicadas 110 quadro seguinte:

A despesa dos correios, telégrafos e telefones foi igual à receita, como se notou acima. As obras públicas, agrimensura e cadastro despenderam 2157 contos, mas a verba mais importante refere-se a imóveis, principalmente conservação do que existe. Considerando que nestes serviços se incluem estradas, hidráulica e outros, vê-se logo ser pequena a verba.

Obras da natureza das que estão a cargo destes serviços também fazem parte do Plano de Fomento e são custeados por força de receitas extraordinárias, principalmente empréstimos.

Nas despesas de obras públicas a verba mais importante refere-se a material e atingiu 1910 contos em 1905, contra 2369 contos em 1954. A dotação dos serviços agrícolas, florestais e pecuários somou 684 contos mais 131 contos do que no ano anterior. Esta despesa tem tendência para aumento.

Também por verbas consignadas ao Plano de Fomento se gastaram elevadas somas, na relatividade da modéstia da economia provincial, em trabalhos preparatórios de melhor arranjo cultural e florestal no futuro. Parece ser possível, por bom aproveitamento dos recursos aquíferos e fixação de certas essências florestais, melhorar as actuais condições económicas das populações rurais. As despesas militares subiram para 2070 contos mais 334 contos do que no último ano. No quadro a seguir discriminam-se estas despesas:

Contos

Todo o aumento foi absorvido por pessoal, porque as verbas de material e encargos diminuíram bastante. Nas dotações destes serviços inclui-se a despesa do lugre Senhor das Areias. A despesa foi sensivelmente a mesma que em 1954. Houve apenas uma diferença para menos de 7 contos, visto ter somado 1561 contos em 1954 e 1554 contos em 1955.

Incluem-se nos serviços de marinha ns capitanias dos portos e os faróis.

Encargos gerais Foi de 1508 contos a subida da despesa deste capítulo, que era de 10 157 em 1955.

Parte do que se contém em encargos gerais pertence aos serviços. Assim, o suplemento de vencimentos somou 4838 contos quase metade do total, e se for adicionado o abono de família (647 contos) a percentagem para pessoal ainda aumenta.

Em encargos gerais contabilizam-se os subsídios da província a explorações deficitárias e outros fins.

A assistência pública, por intermédio do respectivo fundo, recebeu 1575 contos sensivelmente mais do que em 1954; os correios, telégrafos e telefones receberam também 338 contos o mesmo que no ano passado. O subsídio para auxílio da exploração do lugre Senhor das Areias foi de 150 contos.

Muitos outros subsídios de menor importância se inscreveram e pagaram através dos encargos gerais, mas, como se disse, as verbas do maior vulto referem--se a pessoal. Como se notou acima, as receitas extraordinárias foram superiores às ordinárias, mas não tiveram aplicação integral, visto as despesas extraordinárias somarem apenas 9979 contos.

Esta importância foi utilizada do modo que segue:

Contos Nos edifícios e monumentos a verba foi utilizada em construções e obras novas. Nos serviços militares também houve novas construções e apetrechamento de quartéis e nos hospitais instalou-se um centro de hemoterapia c reanimação no hospital de S. Vicente. Todas estas despesas foram liquidadas por diversos recursos. O que se gastou por força de empréstimos foi totalmente utilizado nas obras e trabalhos do Plano de Fomento.

O quadro a seguir dá a aplicação das despesas e mostra a origem das verbas que as liquidaram.

(a) Construções e obras novas.

(b) Construções, obras novas e apetrechamento (móveis) de quartéis.