à roda de 39 000 contos e desde este ano até 1955 o acréscimo foi de 32 200 contos, proporcionalmente maior. Mas a diferença entre 1954 e aquele último ano atingiu 5000 contos.

Parece que em matéria de despesas a província vai atingindo n saturação. É natural que com os trabalhos empreendidos ultimamente e as exigências inadiáveis

em certos serviços, como, por exemplo, os de estatística, lamentavelmente atrasados, haja necessidade de reforçar as despesas ordinárias em proveito da eficiência dos mesmos serviços.

Os números que definem as percentagens que pertencem a cada um dos capítulos são os que seguem, para certo numero de anos a partir de 1938.

(Ver tabela na imagem)

Note-se a descida no serviço da dívida de 12 para G por cento, a pequena variação na administração geral e fiscalização e serviços de fomento e o grande acréscimo nos encargos gerais que de 12 por cento, no conjunto das despesas ordinárias, passaram para 31,3 por cento.

Esta característica de todos os orçamentos ultramarinos tendeu a estabilizar-se nos dois últimos anos.

Convém também salientar que, no conjunto das despesas, as variações de certos capítulos foram insignificantes. Adiante se verificarão os números em coutos.

Mas deseja-se desde já fazer notar que a influência aparentemente baixa do aumento de certos capítulos se deve ao grande acréscimo verificado no dos encargos gerais, que de 2815 contos em 1938 passaram para 29 851 em 1955, num total de despesas da ordem dos 95 000 contos.

Este desmedido acréscimo, devido a causas que se explicarão mais adiante, reflectiu-se nas percentagens correspondentes aos outros capítulos. Traduzidas em números absolutos, as despesas foram as discriminadas no quadro que segue:

(Ver quadro na imagem)

(a) Inclui os serviços meteorológicos e os serviços de aeronáutica civil, que nas contas estão abrangidos no capítulo «Serviços da marinha».

Houve maiores valias em todos os capítulos, excepto na administração civil e fiscalização, serviços de Fazenda e contabilidade, serviços de marinha e exercícios findos. O maior aumento deu-se, porém, nos serviços de fomento, que passaram para 18225 contos - mais cerca de 5 400 contos. A sua despesa mantinha-se constante desde 1950. Adiante se anotará a causa da grande subida em 1955. A dívida da província subiu para 88 806 contos, apesar de algumas amortizações. O empréstimo do Fundo de Fomento Nacional elevava-se em fins de 1905 a 50 000 contos. Aumentou assim de 9000 contos. A subida no capital em dívida resultou de uma operação financeira do Fundo de Fomento Nacional.