Assim, se for calculada a influência de cada um dos capítulos no conjunto das receitas, notar-se-á diminuição sensível naqueles.

Publicam-se a seguir as percentagens que definem a distribuição das receitas, por capítulos, no conjunto total.

Aumentou bastante o peso dos impostos directos, que, aliás, em valor absoluto se mantiveram em nível semelhante ao do ano passado, e diminuíram substancialmente em valor absoluto e percentagens as taxas e as consignações de receitas.

A soma dos impostos directos e indirectos, que no ano passado era de 48 por cento do total, subiu para quase 53 por cento.

É de notar que as consignações de receitas, em contrário do que acontece em outras províncias, diminuíram a sua comparticipação nas receitas de 33 por cento em 1938 para 18 por cento em 1955. Em valor absoluto o total das receitas distribui-se do modo que segue:

Os dois capítulos que ocasionaram a descida das receitas ordinárias - o das taxas e das consignações de receitas - são dos de maior produtividade.

Na apreciação dos rendimentos destes capítulos adiante se indicarão as rubricas onde se acentuou a descida. Estes dois capítulos representam mais de metade das receitas da província. O valor relativo de cada um é quase semelhante, embora inferior no primeiro, com a percentagem de 25. Nos impostos directos, que somaram 13 416 contos - mais 1126 do que em 1954 -, prevalece o valor da contribuição predial, que atingiu 6612 contos - um pouco menos do que no ano anterior. A contribuição predial rústica rendeu 6262 contos e a urbana 350 contos. A contribuição industrial totalizou 2461 contos. Como é conhecido, ela divide-se em fixa (licenças), variável (cobrada nas alfândegas) e de emolumentos (cobrada por guias).

A variável é a mais importante e somou 999 contos. As outras arredondaram-se em 803 contos e 659 contos, no primeiro e segundo casos.

Além destes impostos, tem relevo a sisa, que atingiu 2282 contos, contra 1271 contos em 1954.

O imposto especial rendeu 1256 contos e o individual 692 contos.

As restantes rubricas que fazem parte do capítulo indicam valores muito menores. A cobrança de impostos indirectos diminuiu de 15 706 contos para 15 046 contos.

Os números são os que seguem, quanto à origem:

Decresceram bastante os direitos de exportação, e aumentaram ligeiramente os de importação e o imposto do selo.

A menor valia na exportação, pelas razões apontadas noutro lugar, trouxe o decréscimo nos impostos indirectos. As indústrias em regime especial compreendem as do imposto de consumo de aguardente e outras bebidas, sem receita, á da pesca, com a receita de 40 contos, a do consumo de tabaco, com a receita de 209 contos, e diversas, entre as quais o imposto de tonelagem produziu 298 contos, que é a maior parcela do capítulo. As taxas atingiram a receita de 10 777 contos - menos 3118 contos do que em 1954. A diferença para menos adveio de grande redução nas taxas dos serviços alfandegários, como se nota a seguir.