(Ver tabela na imagem)

O exame mostra a diminuição de 742 contos no total, apesar da elevação sensível no serviço da dívida e nos serviços de fomento. A causa principal no decréscimo da despesa reside nos encargos gerais, que se arredondaram em 16 478 contos em 1955, contra 18 309 contos em 1954. Ver-se-á adiante onde se deu o decréscimo. A seguir indica-se a repartição da despesa por capítulos orçamentais, traduzida em percentagens do conjunto, e compara-se a sua evolução desde 1938.

(Ver tabela na imagem)

O capítulo «Administração geral e fiscalização» atinge perto de dois terços da despesa ordinária e sobe para mais de três quartos do total, se se lhe juntar o do fomento. Os encargos da dívida da província ascenderam a 572 contos, que se referem ao reembolso e outros encargos de créditos resultantes do fornecimento de material para os serviços meteorológicos (32 contos) e ao pagamento de juros do empréstimo de 68 000 contos, do qual já se receberam 26 500 contos. O começo de amortização deste empréstimo iniciar-se-á em Julho de 1959. Pertencem, nesta rubrica, ao Governo da província 320 contos e 180 contos à Repartição do Gabinete.

A maior parte refere-se a vencimentos e a outras despesas de pessoal.

Classes inactivas A despesa das classes inactivas elevou-se a 1227 contos e refere-se a aposentações, reformas e pensões. Parte foi transferida para a metrópole, para pagamentos a aposentados que aqui vivem. O restante foi liquidado no ultramar. A distribuição foi como segue:

Contos

Província .... 442

1 227

Administração geral e fiscalização A despesa neste capítulo foi sensivelmente idêntica à de 1954. Houve apenas a pequena diferença de 134 contos para mais.

Vale a pena discriminar as principais verbas:

Contos

Inspecção e Tribunal Administrativo ...... 72

Administração civil .......... 403

Duplicação de vencimentos ....... 148

Os serviços de saúde continuam a aumentar as suas despesas, que atingiram em 1955 mais de metade do total, ou sejam 5944 contos.

No resto as verbas de relevo são: a segurança pública, a instrução pública e os serviços da Imprensa Nacional, todos com mais de 500 contos.

Seria de vantagem considerar a utilização do sanatório (casa de repouso) construído há uns anos.

Sem, por agora, apreciar a oportunidade de tal empresa, conviria que não se perdesse o edifício.

Em «Outras» incluem-se a Mocidade Portuguesa e diversas despesas.

Serviços de Fazenda A despesa destes serviços diminuiu ligeiramente e somou 2447 contos, divididos como seguem.