(Em milhares de contos)

(Ver tabela na imagem)

Na última coluna indicam-se as maiores valias em 1955, em relação ao ano anterior, e nota-se que as houve em quase todas as rubricas.

Já se observou acima o considerável desenvolvimento dos impostos directos e indirectos. Mas todos os outros, na sua modéstia, pelo que se refere à grandeza das somas, também melhoraram bastante. Apenas parece fazer excepção o domínio privado e participações em lucros, que passou de 50 000 contos em 1938 para 113000 contos em 1955.

No caso das consignações de receitas, o ritmo de aumento também foi pequeno, exceptuando os serviços autónomos. Onde, porém, se nota com maior clareza a evolução de receitas, no longo período que decorreu desde 1938, é no exame das percentagens de cada rubrica orçamental. Mais vivamente se destaca nelas o significado das variações ocorridas.

Há casos em que o desenvolvimento de determinado capítulo ofusca, em percentagens, as maiores valias verificadas noutros, como acontece, por exemplo, com a importância assumida pelo das consignações de receitas em relação ao dos impostos directos. Estes últimos, avaliados pela sua percentagem no conjunto, diminuíram no longo período agora apreciado.

Para ter melhor ideia deste assunto publicam-se a seguir as percentagens correspondentes a cada capítulo, no total das receitas ordinárias.

(Ver tabela na imagem)

Os impostos directos e indirectos e as consignações de receitas somam 85 por cento do total. Dos restantes capítulos, apenas o domínio privado é de 7 por cento. Os demais têm pequena importância.

Note-se que a percentagem de 85 acima referida para o ano de 1955 não passava de 70 em 1938. E neste ano as consignações de receitas apenas comparticipavam nela com 15 por cento. O resto, ou 55 por cento, pertencia aos impostos directos e indirectos.

Há que observar também a fraca subida em percentagens nos impostos indirectos, que de 28 passaram apenas para 37 em 1955, depois de terem atingido a casa dos 41 em 1951.

Os outros capítulos orçamentais, que no conjunto em 1955 apenas formam 15 por cento das receitas ordinárias, têm fraca projecção financeira e mantiveram quase constante a sua influência nas contas, com a excepção assinalada do domínio privado e participação em lucros.

Esta receita desceu de 22 por cento do conjunto em 1938 para 7 por cento em 1955.

Para melhor compreensão do conjunto das receitas, calcularam-se, no quadro a seguir, as percentagens que correspondem aos impostos directos e indirectos e restantes capítulos.