(Ver tabela na imagem)

Os impostos directos e indirectos, os mais importantes, somam 61 por cento do total. A percentagem foi de 62 em 1954. A causa da diminuição, na parte que pertence aos dois capítulos, reside no constante acréscimo das receitas relativas às consignações de receitas, devido a melhoria apreciável no tráfego dos portos, caminhos de ferro e correios, telégrafos e telefones. Se não fora este facto, a tendência seria para reforço dos dois primeiros capítulos. É de relevo o aumento da receita destes impostos. Atingiu 54 076 contos, que se pode comparar com a diminuição de cerca de 22 000 contos em 1954.

Mas a influência do seu total, que alcançou 381 397 contos em 1955, diminuiu no conjunto das receitas desde 1938, como se verificou atrás.

A recuperação de 1955 é digna de nota e parece não se descortinarem razões especiais que expliquem o retrocesso de 1954.

Há-de ver-se adiante que quase todas as rubricas que formam o conjunto do capítulo contribuíram para as melhorias assinaladas em 1955, visto haver apenas um imposto -o profissional- que acusa diminuição, de 762 contos.

Houve maior valia em quase todos os impostos directos, mas o acréscimo acentuou-se mais nos impostos sobre explorações e no complementar, como se mostra a seguir:

(Ver tabela na imagem)

Apenas diminuíram o imposto profissional e a sisa, para quantias inferiores a 1000 contos. Os restantes progrediram, e nalguns casos por somas substanciais.

A contribuição industrial aproxima-se de 80 000 contos e tende para aumento, dado o desenvolvimento económico da província nos últimos anos.

A contribuição predial è formada pela urbana e pelo imposto sobre as explorações agrícolas, florestais, pecuárias, de pesca, de minas e do sal. A primeira rendeu 11 509 contos e as segundas atingiram 48134 contos. Não existe propriamente contribuição predial rústica, que

se engloba no imposto sobre explorações agrícolas acima mencionado.

Os aumentos nos impostos complementares e sobre explorações foram muito grandes, pois, somados, atingiram mais de 40 000 contos, num aumento total da ordem dos 54 000 contos.

A contribuição industrial e a taxa pessoal anual aumentaram a receita, cada uma, em cerca de 6100 contos. No mais não há grandes variações.

As três últimas rubricas do quadro têm pequena projecção no total do capítulo. O imposto sobre as sucessões