Deste modo, a dívida da província em 1955 assumia a forma seguinte:

Contos

Aumento de dívida......... 21704 Houve uma apreciável diminuição nos encargos da dívida, que desceram de 32 110 contos, ou 3 por cento da despesa ordinária, para 24 247 contos, ou 2 por cento. A diminuição foi, assim, de 7863 contos.

A baixa na despesa derivou do não pagamento das anuidades 8.ª e 9.ª do empréstimo feito pela Companhia de Diamantes de Angola, por terem sido consideradas extintas, por compensação, nos termos do Decreto-Lei n.° 39 920.

Os encargos com as correcções mencionadas foram os seguintes:

Os encargos de juros resumem-se a 14 376 contos, para um débito de 1 182 000 contos, ou cerca de 1,2 por cento. Os baixos encargos de juros da dívida de Angola provêm dos auxílios da metrópole, concedendo empréstimos a taxa muito baixa, de l por cento para o empréstimo, agora reduzido a 836 229 contos, e ainda em outros. São facilmente comportados pelas receitas, em constante aumento. A posição da província nesta matéria é, pois, segura.

Governo da província A despesa do Governo da província pode sintetizar-se no quadro que segue:

contos

Governos distritais:

Distrito da Lunda ....

Distrito do Huambo ....

Distrito de Moçâmedes . .

Distrito da Huíla.....

Duplicação de vencimentos

Quase todas as verbas aumentaram, em comparação com o exercício de 1954.

O acréscimo final foi de 644 contos, visto a despesa de 1954 ter sido de 1774 contos. Tudo indica o desenvolvimento desta despesa. O acréscimo de 1955 é atribuído à reforma administrativa, que criou novos distritos.

Classes inactivas As aposentações, reformas e jubilações, que haviam custado 20 584 contos em 1954, despenderam mais 395 coutos, ou 20979 coutos, em 1955. Dividem-se assim:

Contos

Pessoal aguardando aposentação .... l 032

Administração geral e fiscalização Este capítulo absorveu um pouco menos de 14 por cento da despesa e somou 143 505 contos, mais 6493 contos do que em 1954.

A aplicação das verbas pelas diferentes rubricas foi a seguinte:

Tribunal Administrativo........

Inspecção da Administração Ultramarina

Assistência médica aos indígenas e combate à doença do sono........

Total

Dada a importância dos serviços que se agrupam neste capítulo, é de interesse apreciar alguns em pormenor. Os de maior projecção são os serviços de administração civil, os de instrução pública e os de saúde e higiene, mas também adiante se escreverá sobre alguns dos outros. Houve o aumento de 1091 contos nos serviços de instrução pública. Incluem-se neles os Liceus Nacionais Salvador Correia e Diogo Cão, as escolas industriais de Luanda e Benguela e diversas outras escolas comerciais em Luanda, Moçâmedes e Lobito, além de escolas técnicas elementares em Malanje e Silva Porto e outros estabelecimentos de ensino comercial, agro-pecuário, profissional e de artes e ofícios e as escolas primárias nos distritos.

A maior parte da despesa refere-se a pessoal. Mas em material despenderam-se verbas apreciáveis nos liceus de Luanda e nas escolas industriais e comerciais. Na escola agro-pecuária os gastos de material (conservação e aproveitamento) são superiores a 300 contos.

Uma parte da despesa feita com os subsídios a missões católicas reverte também a favor da instrução,