(Ver Quadro na Imagem).

As Direcções de Economia, Agricultura e outras estão hoje sob a superintendência de um secretário provincial, que poderá coordenar as actividades de cada uma delas. Ë nesta secretaria que reside em grande parte o sentido do futuro desenvolvimento material da província.

O ano passado notaram-se anomalias importantes no modo de funcionamento dos diversos serviços relacionados com a economia e parece ter sido acertada a criação de um secretariado com o objectivo de orientar os trabalhos e projectos com ele relacionados.

Seria redundância repetir o que se escreveu sobre esta matéria no parecer de 1954. No estado actual dos problemas económicos a coordenação é um dos mais eficazes remédios para males e uma poderosa alavanca para o progresso. A dispersão de verbas, a sobreposição do competências e mil pequenos entraves à execução de ideias inovadoras podem desaparecer através de uma coordenação eficaz dos diversos serviços que, no fundo, têm objectivos similares.

Espera-se que a recente reorganização, acompanhada pela concentração de verbas em obras que, uma vez começadas, devem ser acabadas, leve ao estudo e amplo conhecimento de recursos importantes, agrícolas e industriais, e promova u seu gradual aproveitamento.

Serviços de agricultara Estes serviços tiveram a despesa de 12 958 contos, mais 2483 contos do que no ano anterior. Os aumentos deram-se principalmente na verba destinada a fomento agrícola e na despesa com semoventes, como se nota a seguir:

(Ver Quadro na Imagem).

Dada a dispersão de serviços por toda a província, não parece ser grande a despesa.

O aumento em fomento económico é de bom augúrio. Parece significar a intensificação de estudos experimentais. No apêndice do ano passado aludiu-se ao grande trabalho de investigação agronómica que precisa de ser realizado na província e ao delineamento de um plano razoável de actuação. Ainda que seja necessário gastar maiores verbas, é indispensável orientar convenientemente a[DEL: :DEL] Em 1955 a despesa destes serviços subiu a 9661 contos, mais 106 contos do que no ano anterior.

A verba de pessoal foi um pouco superior, mas a de material teve maior aumento.. Os números discriminados são os que seguem:

(Ver Quadro na Imagem).

No parecer relativo a 1954 procurou dar-se uma ideia da grandeza destes serviços e no apêndice ao mesmo parecer escreveu-se sobre as possibilidades pecuárias da província. Segundo vários especialistas, parece ser possível desenvolver em diversas regiões uma indústria de criação de gados e de carnes de grande interesse.

As verbas dos serviços pecuários não são grandes e o que há feito até agora com finalidade prática que tenha produzido frutos não é muito.

Deve haver certamente dificuldades que impedem maiores rendimentos na pecuária, mas alguns exemplos indicam que essas dificuldades não são impossíveis de remover. Dada a importância do problema e a sua projecção no futuro, é de crer que nos anos mais próximos se incremente a produção animal e se inicie, enfim, uma era próspera numa nova indústria de largo alcance .para Angola e outras províncias metropolitanas e ultramarinas.

Serviços florestais A despesa com os serviços florestais em 1955 foi a seguinte:

(Ver Quadro na Imagem).

O aumento, de cerca de 1000 coutos, ocorreu principalmente nos trabalhos de arborização e conservação de povoamentos e na correcção torrencial (erosão). É de aconselhar o reforço destas verbas. A demarcação das zonas florestais onde predominam essências valiosas afigura-se também um trabalho de grande importância, dados os costumes indígenas em matéria de queimas.