que as somas gastas na defesa ria saúde do seu pessoal suo altamente reprodutivas. Algumas mantêm excelentes enfermarias e até hospitais convenientemente equipados.

Para mostrar o grande interesse de indígena por uma especialidade largamente descurada - a oftalmologia-, dá-se a seguir o movimento de uma secção própria instalada no hospital de Nampula.

A afluência de doentes nos dois anos de 1954 e 1955 foi a que consta de quadro que segue:

Os números revelam o interesse dos doentes. Recuperaram a vista bastantes e deixaram de sofrer muitos outros. O médico oftalmologista deslocou-se a locais de concentração o elaborou um cadastro dos totalmente cegos e dos recuperáveis; através do hospital de Nanapula, conseguiram-se curas que, impressionando o indígena, levaram à consulta muitos indivíduos. Citaram-se, alguns casos da acção dos serviços de saúde para mostrar que as verbas concedidas e utilizadas suo altamente reprodutivas. A província deve fazer um esforço no sentido de defender, tanto quanto possível, a população dos males que afectam os climas tropicais. Uma campanhia enérgica, convenientemente organizada, pode atenuar muito, em .pouco tempo, alguns dos males endémicos. Tá hoje se notam progressos apreciáveis, que se acentuarão com o alargamento dos esforços para pôr em movimento ideias em curso.

Tudo indica um reforço das dotações dos serviços de saúde em grau permitido pulas disponibilidades orçamentais. Também as empresas particulares devem auxiliar o mais que puderem o esforço oficial. Os serviços de instrução pública u as missões católicas despenderam em 1955 as verbas seguintes:

A verba, de instrução pública não parece ser grande, considerando o trabalho que ainda há para realizar, e deve ser reforçada logo que as disponibilidades orçamentais o permitam. Incluem-se nestes serviços o Liceu do Lourenço Marques, o Colégio-Liceu Vasco da Gama o outras construções liceais, escolas industriais, comerciais a de artes e ofícios e técnicas e escolas em diversas cidades e vilas, como Lourenço Marques, Beira, Inbambane, Inhamissa, Tete, Zobué, Quelimane, Nampula e Moçambique, além de muitas escolas do ensino primário.

O ensino agrícola, elementar parece ser uma necessidade nas zonas agrícolas, sobretudo na Zambézia no Niassa e no Sul do Save. Os métodos de cultura indígenas são ainda rudimentares. Há regiões em que os instrumentos agrícolas são primitivos e os processos de cultura medíocres, de pequeníssimo rendimento. Algumas iniciativas dos governos dos distritos, sob a égide do Governo-Geral. têm provado a eficácia da instrução agrícola. O indígena procura estudar os métodos que lhe ensinam e utiliza-os logo que reconheça, pela experiência, a sua eficácia. Tanto no distrito de Moçambique como no Sul do Save há exemplos frisantes do interesse do indígena por melhores processos de cultivo. Conviria alargar as experiências feitas até agora nesta matéria. As missões católicas são subsidiadas pelo Estado, nos termos do Estatuto Missionário, e recebem, além disso, diversos outros subsídios para serviços do enfermagem nos hospitais de Lourenço Marques o da Beira. As contas de 1955 acusam a despesa total de 31 126 contos.

Além das verbas e subsídios referidos acima, há 1948 contos para escolas de habilitação do professores indígenas em Lourenço Marques, Beira, Quelimane e Nampula, 500 contos para a construção de um colégio em Namacha; 1500 contos para a Catedral de Nampula, 1000 contos para o Colégio Vasco da Gama, de Nampula, 1000 contos para a Casa de Saúde de S. Toas Baptista, de Marrere, 800 contos para a construção do Paço Episcopal de Quelimane; o ainda outros subsídios.

Serviços de Fazenda Podem desdobrar-se os serviços de Fazenda do modo que segue:

Os dois serviços mais importantes e de maior consumo são os de Fazenda e contabilidade e os aduaneiros.

A despesa total aumentou de 1371 contos, quase tudo nos primeiros.

Na província há repartições de Fazenda em Lourenço Marques. João Belo (Xai-Xai), Magude, Inhambane, Vilanculos, Beira. Vila Pery, Manica, Caiu. Quelimane, Chinde, Nampula. Moçambique. António Enes, Porto Amélia, Ibo, Mocímboa da Praia e Vila Cabral. Há, além disso, direcções de Fazenda em Inhambane, Manica. e Sofala (Beira), na Zambézia e em Moçambique. Os serviços de Fazenda e contabilidade despenderam, no total. 14 238 contos.

Os almoxarifados nos diversos distritos tiveram 41 gasto de 4070 contos, sensivelmente idêntico ao do ano passado.

Os serviços aduaneiros despenderam 13871 contos, mais 263 contos do que em 1954. Cerca do metade dizem respeito a vencimentos do pessoal (7008 contos), participações em receitas ao pessoal do quadro interno (746 contos), emolumentos internos e externos (3742 contos), multas e outras.

As alfândegas estão situadas em Lourenço Marques. Beira, Quelimane e Moçambique, mas há delegações em Vila João Belo, Inhambane. Tete, Porto Amélia e Vila Cabral, além da Inspecção e Direcção dos Serviços.

A Guarda Fiscal despendeu 6914 contos; na sua quase totalidade esta verba foi gasta em pessoal: vencimentos