Sem entrar no pormenor da organização, deve dizer-se que parece faltar-lhes um organismo coordenador. Além dos serviços oficiais, outras entidades procuram estudar as possibilidades agrícolas. Parece não haver suficiente coordenação desses organismos com aqueles serviços.
O problema da agricultura em Moçambique é muito importante para o futuro da província e precisa do esforço de todos para ser resolvido. Particularismos nesta matéria só podem trazer atrasos e prejuízos.
As verbas não parecem ser excessivas, e possivelmente haverá que reforçá-las fie forem aceites as ideias aqui expressas. Mas elas serão altamente reprodutivas se gastas convenientemente num sentido prático.
Serviços pecuários
Não há recenseamentos que permitam avaliar com certa aproximação as existências, nem ainda estão totalmente estudadas as pastagens mais próprias e as zonas que as produzem. Todo um trabalho de investigação nesta matéria espera um esforço mais decidido dos serviços, de combinação com os agrícolas; e, se for resolvido estabelecer o Instituto Central de Experimentação e Investigação, a que se aludiu acima, o seu trabalho pode ser extensivo ao estudo das pastagens e outras forragens próprias para o desenvolvimento da indústria pecuária. Moçambique pode e deve cumular as suas necessidades de proteínas de origem animal com a sua própria produção.
57. Os serviços pecuários, oficialmente denominados Serviços de Veterinária e Indústria Animal, despenderam 14 132 contos em 1955, um pouco mais do que em 1954. Neste amo a despesa foi de 13 962 contos.
A maior parte desta verba pertence a pessoal dos quadros, contratado e assalariado.
Os serviços compreendem uma divisão de economia pecuária e outra de patologia veterinária, com um laboratório de patologia.
No distrito de Lourenço Marques há um parque-la-zareto, dois postos de reprodução no Impamputo e em Namac ha e uma delegação dos serviços. No distrito de Gaza há três delegações de sanidade pecuária: em Magude, no Ganiçado e em Gaza. No distrito de Inhambane existe uma repartição, uma estação zootécnica central, um posto de fomento avícola e um outro posto de reprodutores em Inhamissa, além da delegação de Vilanculos. No distrito de Manica e Sofala há delegações sanitárias na Beira e em Vila Pery e o posto de reprodução de Mandié. No distrito de Tete as delegações estão localizadas em Tete e na Angonia, onde também tem sede um posto zootécnico. Existem neste distrito mais dois postos: o de fomento pecuário do Charre e o de aclimatação de ovinos em Metengo-Módzi. No distrito de Moçambique existe uma delegação sanitária em Nampula e uma estação de criação de bovinos de trabalho.
Não se pode dizer que é grande a rede dos serviços pecuários, mas já serve regiões próprias para a criação de gados. Seria vantajoso conhecer os resultados de cada um dos postos, estações e delegações acima enumerados e a sua influência no povoamento e defesa das zonas que procuram servir.
Os serviços têm uma repartição central em Lourenço Marques e repartições distritais na Beira, em Inhambane, em Quelimane e em Nampula. Existem delegações em Gaza, Tete e Porto Amélia. Os serviços estão razoavelmente equipados e instalados e têm pessoal convenientemente treinado. O seu trabalho é de grande interesse para a província, mormente os levantamentos das principais bacias fluviais e o nivelamento e perfis dos leitos dos rios.
Serviços meteorológicos
Para isso há espalhados pela província observatórios e estações meteorológicas, que têm funcionado normalmente.
Os observatórios estão situados em Lourenço Marques, Inhambane e Beira e existem também estações meteorológicas em Tete, Quelimane, Lumbo, Porto Amélia e Vila Cabral. Parece ser suficiente o seu equipamento.
A despesa total em 1955 foi de 6062 contos, mais 522 contos do que em 1954.
A verba mais saliente é a de pessoal, mas outras aparecem de relevo neste ano. As principais são:
Contos
Construções e grandes reparações em aquartelamentos e edifícios militares 4 025
Material de consumo corrente ....... 1 250
Despesa com a instrução militar
complementar dos quadros milicianos . 4 184
Fundo de Defesa Militar ............. 15 640
Passagens dentro da província ....... 1 500
Complemento de vencimentos .......... 700