Sem entrar no pormenor da organização, deve dizer-se que parece faltar-lhes um organismo coordenador. Além dos serviços oficiais, outras entidades procuram estudar as possibilidades agrícolas. Parece não haver suficiente coordenação desses organismos com aqueles serviços.

O problema da agricultura em Moçambique é muito importante para o futuro da província e precisa do esforço de todos para ser resolvido. Particularismos nesta matéria só podem trazer atrasos e prejuízos.

As verbas não parecem ser excessivas, e possivelmente haverá que reforçá-las fie forem aceites as ideias aqui expressas. Mas elas serão altamente reprodutivas se gastas convenientemente num sentido prático.

Serviços pecuários Não parecem tão prometedoras as possibilidades pecuárias da província. A razão principal reside na mosca tsé-tsé, que ainda infesta largas áreas, em especial as das matas mais densas. No entanto, diversas experiências mostram que, dadas as cautelas essenciais em países com as características reconhecidas em Moçambique, é possível e rendosa a produção de largas manadas de gado vacum. No Sul do Save, próximo do vale do Limpopo, e em certas regiões do Niassa, da Zambézia e em outras zonas não parece impossível desenvolver explorações pecuárias modestas. A abundância de caça em certas localidades dificulta a exploração. Mas, conhecidos os meios de imunizar o gado, que já se praticam com êxito, e dado o espírito de iniciativa, é possível alargar muito o que existe actualmente.

Não há recenseamentos que permitam avaliar com certa aproximação as existências, nem ainda estão totalmente estudadas as pastagens mais próprias e as zonas que as produzem. Todo um trabalho de investigação nesta matéria espera um esforço mais decidido dos serviços, de combinação com os agrícolas; e, se for resolvido estabelecer o Instituto Central de Experimentação e Investigação, a que se aludiu acima, o seu trabalho pode ser extensivo ao estudo das pastagens e outras forragens próprias para o desenvolvimento da indústria pecuária. Moçambique pode e deve cumular as suas necessidades de proteínas de origem animal com a sua própria produção.

57. Os serviços pecuários, oficialmente denominados Serviços de Veterinária e Indústria Animal, despenderam 14 132 contos em 1955, um pouco mais do que em 1954. Neste amo a despesa foi de 13 962 contos.

A maior parte desta verba pertence a pessoal dos quadros, contratado e assalariado.

Os serviços compreendem uma divisão de economia pecuária e outra de patologia veterinária, com um laboratório de patologia.

No distrito de Lourenço Marques há um parque-la-zareto, dois postos de reprodução no Impamputo e em Namac ha e uma delegação dos serviços. No distrito de Gaza há três delegações de sanidade pecuária: em Magude, no Ganiçado e em Gaza. No distrito de Inhambane existe uma repartição, uma estação zootécnica central, um posto de fomento avícola e um outro posto de reprodutores em Inhamissa, além da delegação de Vilanculos. No distrito de Manica e Sofala há delegações sanitárias na Beira e em Vila Pery e o posto de reprodução de Mandié. No distrito de Tete as delegações estão localizadas em Tete e na Angonia, onde também tem sede um posto zootécnico. Existem neste distrito mais dois postos: o de fomento pecuário do Charre e o de aclimatação de ovinos em Metengo-Módzi. No distrito de Moçambique existe uma delegação sanitária em Nampula e uma estação de criação de bovinos de trabalho.

Não se pode dizer que é grande a rede dos serviços pecuários, mas já serve regiões próprias para a criação de gados. Seria vantajoso conhecer os resultados de cada um dos postos, estações e delegações acima enumerados e a sua influência no povoamento e defesa das zonas que procuram servir. Prosseguem seguramente os trabalhos que estão confiados a estes serviços. Nas contas da província a sua despesa em 1955 subiu a 6137 contos, mais 504 contos do que no ano anterior, mas também se processaram dotações por força do orçamento da Junta das Missões Geográficas e de Investigações do Ultramar, além de 1436 contos de despesa extraordinária para fotogrametria aérea.

Os serviços têm uma repartição central em Lourenço Marques e repartições distritais na Beira, em Inhambane, em Quelimane e em Nampula. Existem delegações em Gaza, Tete e Porto Amélia. Os serviços estão razoavelmente equipados e instalados e têm pessoal convenientemente treinado. O seu trabalho é de grande interesse para a província, mormente os levantamentos das principais bacias fluviais e o nivelamento e perfis dos leitos dos rios.

Serviços meteorológicos Num território em que o sistema rápido de comunicações se baseia no fornecimento a tempo e horas de dados metereológicos, a eficiência deste serviço tem grande importância.

Para isso há espalhados pela província observatórios e estações meteorológicas, que têm funcionado normalmente.

Os observatórios estão situados em Lourenço Marques, Inhambane e Beira e existem também estações meteorológicas em Tete, Quelimane, Lumbo, Porto Amélia e Vila Cabral. Parece ser suficiente o seu equipamento.

A despesa total em 1955 foi de 6062 contos, mais 522 contos do que em 1954.

A verba mais saliente é a de pessoal, mas outras aparecem de relevo neste ano. As principais são:

Contos

Construções e grandes reparações em aquartelamentos e edifícios militares 4 025

Material de consumo corrente ....... 1 250

Despesa com a instrução militar

complementar dos quadros milicianos . 4 184

Fundo de Defesa Militar ............. 15 640

Passagens dentro da província ....... 1 500

Complemento de vencimentos .......... 700