Sabe-se que as receitas ordinárias incluem saldos de anos económicos findos. Assim, os números podem assumir a forma que segue:

Contos

Receitas ordinárias efectivamente cobradas ................ 150 038

Receitas ordinárias provenientes

Receitas ordinárias provenientes de outras origens ........ 439

Como se verifica, ainda se incluem na conta de receitas ordinárias 9789 contos provenientes de saldos de exercícios findos. Os 439 coutos acima referidos dizem respeito ao fundo de reserva.

Receitas extraordinárias

Podemos pois esclarecer a questão das receitam extraordinárias, dispondo-as em três grandes divisões:

Contos

Transferência de exercícios anteriores

Nas receitas transferidas há saldos de anos económicos, empréstimos e, possìvelmente, receitas de outra origem. Os empréstimos foram concedidos pela Caixa Económica de Goa. Representam o levantamento feito em 1955.

Despesas extraordinárias As despesas extraordinárias somaram 77 348 contos, ou 13 222 000 rupias. Grande parte teve lugar nas obras do Plano de Fomento (65 489 contos). O restante despendeu-se em outras obras.

Assim:

Contos

Despesas por força de receitas consignadas ao Plano de Fomento ........ 60 489

Outras despesas por força de verbas inscritas no orçamento ............ 11 859

77 348

Não é possível, com os elementos à viela, determinar o que se gastou ,por força de cada uma das rubricais das receitas extraordinárias - empréstimos, saldos de exercícios findos ou outras receitas. Para se apreciarem convenientemente as coutas é necessário fazer esta análise, visto o artigo 67.º da Constituição estatuir que as receitas de empréstimos só podem ser gastas em certos objectivos, ali enumerados - aplicações extraordinárias em fomento económico, amortização de outros empréstimos, aumento indispensável do património nacional ou necessidades imperiosas de defesa e salvação nacional.

Presume-se da grandeza dos números e da natureza da obra realizada que assim aconteceu. Mas não se deduz das contas que assim foi.

Plano de Fomento As obras realizadas pelo Plano de Fomento pagas na gerência de 1!>55 e parte de 1050 foram as seguintes.

Milhares de rupias

As duas verbas mais importantes -6 120 000 rupias o 4 083 000 rupias - referem-se ao abastecimento de água e saneamento e Aeroporto de Mormugão e outros. São obras essenciais e indispensáveis na conjuntura presente. Pode dar-se um mapa que mostra a evolução das receitas e despesas extraordinárias referidas ao ano anterior à guerra.