O exame das previsões orçamentais na receita e despesa mostra serem idênticas. O que se recebeu e pagou é, porém, bastante diferente. Recebeu-se mais, como se viu no capítulo das receitas, e pagou-se menos, como indica o quadro acima transcrito.
A menor valia entre o que se orçamentou e pagou foi de 419 636 patacas nas despesas ordinárias e 933 912 patacas nas extraordinárias. A diferença para menos nestas últimas, em relação às orçamentadas, anda à roda de 5000 contos, ou mais de 10 por cento.
Na verdade, 1954 foi o ano de maiores despesas ordinárias desde 1938, como se verifica no quadro seguinte:
O número-índice, apesar da contracção da despesa, ainda atingiu 616.
Talvez que o período de inflação notado por volta de 1952 tivesse influído nas despesas. Contudo, se tomarmos como exacto o câmbio actual, idêntico ao daquele, e à falta de índice de preços por grosso, parece que o nível tanto das receitas como das despesas ordinárias se pode manter.
A comparação entre os diversos capítulos mostra que a administração geral e fiscalização absorve perto de 15 000 contos, ou cerca de 30 por cento do total. Outros capítulos de relevo, embora menor, são os serviços de fomento e militares e os encargos gerais. Por força de despesas extraordinárias gastaram-se verbas importantes nos serviços de fomento.
Empréstimo gratuito para pagamento de pensões ............ 513 489
Não se inclui no quadro acima referido o subsídio reembolsável destinado ao Plano de Fomento, no total de 92 000 contos. Em 1955 a província havia já recebido 40 000 contos, equivalentes a 6 400 000 patacas, que tiveram a aplicação que adiante se mencionará.
A metrópole tem auxiliado muito a reconstituição económica da província. Deve ter contribuído para tal efeito com 106 000 contos de 1945 a 1951. Esta soma, junta a auxílios posteriores, é a base em que assenta actualmente a vida económica de Timor.
Os encargos da dívida são pequenos. Em 1955 subiram apenas a 554 contos, ou 88 709 patacas.
O acréscimo deu-se na Repartição do Gabinete e Conselho do Governo e nos transportes aéreos.
Classes inactivas
Administração geral e fiscalização
Discriminam-se a seguir as principais despesas para os dois exercícios.