Henrique dos Santos Tenreiro.

Jerónimo Salvador Constantino Sócrates da Costa.

João Alpoim Borges do Canto.

João Carlos de Assis Pereira de Melo.

João Luís Augusto das Neves.

João Mendes da Costa Amaral.

Joaquim Dinis da Fonseca.

Joaquim Mendes do Amaral.

Jorge Botelho Moniz.

Jorge Pereira Jardim.

José Dias de Araújo Correia.

José Garcia Nunes Mexia.

José Maria Pereira Leite de Magalhães e Couto.

José Soares da Fonseca.

José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues.

Luís de Arriaga de Sá Linhares.

Luís de Azeredo Pereira.

Luís Maria Lopes da Fonseca.

Luís Maria da Silva Lima Faleiro.

Manuel de Magalhães Pessoa.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Manuel Maria Sarmento Rodrigues.

Manuel Maria Vaz.

Manuel Monterroso Carneiro.

Manuel de Sousa Rosal Júnior.

Mário de Figueiredo.

Paulo Cancella de Abreu.

Pedro de Chaves Cymbron Borges de Sousa.

Ricardo Malhou Durão.

Ricardo Vaz Monteiro.

Rui de Andrade.

Sebastião Garcia Ramires.

Urgel Abílio Horta.

O Sr. Presidente: - Estão presentes 70 Srs. Deputados.

Está aberta a sessão.

Eram 16 horas e 15 minutos.

O Sr. Presidente: - Estão em reclamação os n.os 193 e 194 do Diário das Sessões.

Pausa.

O Sr. Presidente: -Como nenhum Sr. Deputado pede a palavra, considero-os aprovados.

Deu-se conta do seguinte

Da Associação de Regantes e Beneficiários do Vale do Sorraia acerca da nova lei de fomento hidroagrícola.

Da Federação dos Grémios da Lavoura de Entre Douro e Minho a apoiar a intervenção do Sr. Deputado Magalhães Couto sobre a tributação dos grémios da lavoura.

Da Câmara Municipal de Lamego a apoiar as considerações do Sr. Deputado Azeredo Pereira acerca do problema das estradas daquela região.

Da Associação dos Proprietários e Agricultores do Norte de Portugal a apoiar uma representação da Associação Lisbonense de Proprietários sobre a Lei do Inquilinato.

De outro signatário sobre o mesmo assunto.

O Sr. Presidente:-Estão na Mesa os elementos fornecidos pelo Ministério das Comunicações em satisfação do requerimento apresentado na sessão de 17 de Janeiro último pelo Sr. Deputado Augusto Simões; os elementos fornecidos pelo Ministério do Interior em satisfação do requerimento apresentado pelo Sr. Deputado Pinto Barriga na sessão de 13 de Março findo; os elementos fornecidos pelo Ministério do Ultramar em satisfação do requerimento apresentado na sessão de 15 de Dezembro último pelo Sr. Deputado Gaspar Inácio Ferreira, e um mapa elaborado pela circunscrição administrativa de Mogincual, da província de Moçambique, em satisfação do requerimento apresentado na sessão de 6 de Abril de 1956 pelo Sr. Deputado Águedo de Oliveira. Todos estes elementos vão ser entregues aos Srs. Deputados referidos.

Pausa.

O Sr. Presidente:-Tem a palavra antes da ordem do dia o Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu.

O Sr. Paulo Cancella de Abreu: -Sr. Presidente: partiu desta vida o contra-almirante Afonso de Cerqueira. Era meu adversário político, mas, nesta hora do seu passamento, presto-lhe homenagem.

Se para isto não bastasse ter sido um nobre e bravo marinheiro; se não bastasse ter, com Mouzinho de Albuquerque, Paiva Couceiro, Azevedo Coutinho, Aires de Orneias, João de Almeida, Alves Roçadas e outros, elevado, em glória, Portugal no Mundo e salvado a integridade do Império; se não bastasse isto, bastava ter sido quem, após a escalada de Monsanto, à frente dos seus marinheiros e impondo-se à turba desvairada com o seu prestígio e a sua acção, defendeu da morte os bravos combatentes vencidos.

Vozes: - Muito bem!

O Orador:-Perante a sua memória inclino a bandeira da minha fé política - fé política que não foi a sua.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente: - vai passar-se à

O Sr. Presidente: - Tem a palavra para continuar a efectivação do seu aviso prévio sobre o problema económico português o Sr. Deputado Daniel Barbosa.

O Sr. Daniel Barbosa: - Sr. Presidente: em face das alegações que proferi nas sessões de quinta e sexta-feira passadas, sentimos que é preciso fazer mais alguma coisa para além daquilo que, dentro das nossas possibilidades e de acordo com certos critérios subordinativos, já fizemos até agora, na certeza, porém, de que se impõe entusiasmo, convicção e perseverança para seguirmos na curva de evolução do nosso progresso económico da forma que mais convém.

Se uma figuração geométrica me fosse permitida, diria que todo o trabalho de adaptação política e de preparo infra-estrutural que se impôs realizar durante um longo período de anos tinha fatalmente de amarrar