Mas Carrasco Cadenas, em 1934, calculou a ração alimentar média dos Espanhóis em:

(Ver tabela na imagem)

E Zapatero considera o resultado erróneo, visto que assenta no mesmo método que tem sido usado entre nós: apreciação dós consumos totais e divisão pelo número total dos habitantes.

Diverge, porém, a Modera Trend in Public Health, da British Medical Association: indica como ração conveniente de proteínas 70 g por dia e por pessoa. Destas, 50 g, pelo menos, devem ser de origem animal. São 280 calorias, mas neste caso o que interessa é o peso em gramas, por se tratar de alimentos histoplásticos, reparadores dos desgastes funcionais dos tecidos orgânicos.

Opinam, por sua vez, divergentemente os Srs. Mac Cance e Widdowson (1946), pois demonstram que um trabalho muito pesado pode ser realizado com, apenas, l5 g de proteínas animais (l49 g de proteínas vegetais) e 4000 calorias totais.

E já se defendem Índices incontestavelmente diversos nos estudos sobre alimentação por F. Konrich.

Exemplo de rações diárias

(Ver tabela na imagem)

E renovam-se as originalidades e disparidades na tabela recomendada para os alimentos da dieta diária.

E o desacordo prossegue agravando... Neste quadro, organizado por Rubner, parte-se do principio de que a população compreende um terço de homens, um terço de mulheres e outro de crianças, com o peso corporal médio de 45 kg. Nestas condições, por indivíduo e por dia, resulta:

(Ver quadro na imagem)

Portanto, praticamente todos os seres humanos ingerem as mesmas quantidades de alimentos, e com idêntica composição, nos três principiou imediatos.

Sucede, contudo, que A. Rochaix, no seu consagrado Traitè de Jftjyiène, publica o quadro que a seguir vou ler, no qual se nos deparam outros e bem distintos índices.

Necessidades energéticas totais em calorias, em prótidos e em lipidos para as principais categorias de indivíduos

(Ver quadro na imagem)

E renovam-se as originalidades e disparidades na tabela recomendada para os alimentos da dieta diária pelo Food and Nutrition Board National Research Council.