E, para remate, Turner, professor de Salubridade da Universidade de Massachusetts, dá-se ao labor de repartir as calorias pelas diversas formas de humana actividade ou inactividade, elaborando o seguinte e elucidativo quadro:

(ver tabela na imagem)

Que conclusão se supõe que vou extrair desta barafunda de critérios?

Decerto não será a de que nego rotundamente o valor científico ou u realidade de estudos baseados nas fontes indicadas.

Não, Sr. Presidente e meus senhores!

Seria ridículo, revelaria uma mentalidade de ... gaibéu, ridicularizar ou amesquinhar os argumentos extraídos dos números de calorias perfilha dos pelos autores tanto nacionais como estrangeirou.

E óbvio que têm o seu valor científico inegável, mundialmente reconhecido.

Mas o que sustento e afirmo é que não podem, nem devem, ser reputados só por si.

Há que confrontá-los com outros elementos estatísticos !

E, sobretudo, quando a visão diária dos acontecimentos que nos rodeiam leva a conclusões opostas ou diversas daquela que aqueles cálculos insinuam, então há que rever uns e outros e mio hesitar entre os fetichismos dos números ou os calões científicos e a gritante realidade dos factos que se nos metem pelos olhos dentro.

Serviços Agrícolas Sr. Dr. Rocha Faria, a p. 70:

Produtos hortícolas - Computa-se a porção edível destes produtos em:

(Ver tabelas na imagem)

Mas não se esqueça que para o consumo da carne nas ementas, mesmo nas classes menos abastadas, contribui em avantajada escala a caça. E que esta produz uma porção edível estimável em 600 t anuais.

E não se esqueça também que em identidade de circunstâncias se têm de colocar os animais de capoeira (galinhas, patos, perus, pombos e coelhos), que correspondem a um consumo total de 7 550 000 unidades, com o peso médio limpo de 1,3 kg, ou seja, em números redondos, 10 000 t.

Pois neste sector também é de constatar que houve um acréscimo entre 1927 e 1946.

O Sr. Daniel Barbosa: -E pode V. Ex." referir as capitações?

O Orador: - Para o meu raciocínio não preciso. Y. Ex.1 também as não referiu no cômputo dos 3.000$ mensais ...

O Sr. Daniel Barbosa: - Y. Ex/está a falar de aumentos. Precisamos não esquecer que a população aumenta 100 000 habitantes por ano; portanto, em deis anos a população aumentou l milhão de habitantes.