Haveria interesse em dividir o longo espaço de tempo em três períodos - até à guerra, até ao fim da guerra, ou uns dois anos depois, e até 1955.

O estudo deste longo espaço de tempo revela a política financeira seguida numa época convulsa, agitada por tantas forças divergentes.

Com os números do quadro, os que se interessam por estes problemas podem fazer estudo dos vinte e sete anos de finanças nacionais em matéria de despesas.

As contas O total das despesas subiu este ano para 7329782 contos, um aumento da ordem dos 646 734 contos sobre o ano anterior, dividido pelas ordinárias e extraordinárias. Dadas as deficiências em certos serviços e as necessidades que decorrem do gradual desenvolvimento das actividades nacionais, parece haver tendência, como se escreveu acima, para novos acréscimos.

Já se verificou no capítulo das receitas que a subida nas despesas teve compensação na melhoria das receitas, deixando ainda um saldo apreciável utilizado no pagamento das despesas extraordinárias.

Os números relativos a 1954 e 1955 para as receitas e despesas ordinárias são os seguintes:

Nota-se que o aumento das receitas foi superior em 40 201 contos ao das despesas e que o excesso das receitas ordinárias sobre idênticas despesas ultrapassou 1 262 300 contos. Este aumento permitiu, juntamente com receitas provenientes de empréstimos, a elevação das despesas extraordinárias até 1 860 823 contos, como se indicou no quadro da página 592-(48).

Este excesso das receitas ordinárias induz à incompreensão do que o parecer tem tentado aclarar. O exame superficial das cifras pode fazer crer que as receitas ordinárias são, na verdade, em excesso das necessidades do erário. Já o ano passado se acentuou a conveniência de rever o grande capítulo das despesas ordinárias, não só com o objectivo de melhorar as dotações, como também o de transferir para esse capítulo algumas verbas, sobretudo as de pessoal, que actualmente se perdem no capítulo das extraordinárias. Comparando as despesas dos últimos exercícios financeiros em preços correntes com as do ano anterior à guerra, obtém-se o quadro seguinte, que indica também os aumentos em relação a este ano.