(Ver quadro na imagem)

No caso de não melhorarem as condições da produção interna e a não se dar qualquer acontecimento internacional perturbador - a economia interna é muito sensitiva em acontecimentos internacionais - os saldos da balança de pagamentos da metrópole ainda serão menores num futuro próximo. A compensação para seu aumento, a dar-se, terá de vir dos invisíveis do ultramar.

Depósitos na Caixa Apenas os depósitos a prazo na Caixa diminuíram ligeiramente. Todos os outros aumentaram. Os que mais interessam são os depósitos à ordem, que subiram mais de 300 000 contos. O total atingiu cerca de 9,5 milhões de contos, distribuídos como segue:

(Ver quadro na imagem)

É de notar que, a partir de 1950, a ascensão dos depósitos à ordem tem sido contínua.

Nos cinco últimos anos atingiram mais de l 800 000 contos.

A rubrica «Depósitos obrigatórios» não tem o mesmo significado, dada a sua volatilidade. No total os depósitos da Caixa subiram nos últimos anos, desde 1900, cerca de 2 800 000 contos. Todas as rubricas importantes de emprego de fundos aumentaram os seus quantitativos, com excepção de pequenas variações nos empréstimos das províncias ultramarinas, administrativos e operações financeiras.

O quadro seguinte dá a discriminação das principais contas.

(Ver quadro na imagem)

(a) Oradora.

No caso de empréstimos administrativos o retrocesso provém da não utilização dos saldos de empréstimos em vigor, por motivo de dificuldades na execução de obras ou de comparticipações. As quantias à ordem dos municípios são bastante elevadas.

Merecem menção os aumentos no crédito hipotecário, no concedido aos organismos corporativos e na conta corrente com a Caixa Nacional de Crédito, todos

com quantitativos próximos, ou superiores, a 100 000 contos.

Receitas O desenvolvimento das operações trouxe acréscimo nas receitas, que atingiram 253 904 contos.

A origem das principais receitas consta do quadro seguinte, em contos.