Melhoramentos rurais A soma de 441 715 contos desdobra-se em estradas municipais, caminhos vicinais e várias obras, como fontes e outras. É esta a verba que necessita de ser actualizada. Gastaram-se perto de 400 000 contos em estradas municipais e caminhos públicos, mais ou menos 35 400 contos por ano. A verba é escassa, atendendo às grandes faltas que existiam e ainda existem. Pode ter-se uni pouco ideia da diferenciação no tratamento dos melhoramentos rurais e urbanos se forem comparados o quadro seguinte com o anterior.

(Ver tabela na imagem)

Abastecimento de água Para abastecimento de águas concederam-se em onze anos 385 065 contos.

Nesta rubrica também se incluem redes de esgotos e algumas obras de saneamento. A obra foi grande, mas aquém do exigido pelas circunstâncias actuais. Os números são os que se seguem:

(Ver tabela na imagem)

A verba maior refere-se a águas ao domicilio nas cidades e vilas.

As obras foram feitas, em parte, com empréstimos e são reprodutivos no sentido de serem recuperáveis, pelo menos em parte, algumas somas gastas (as amortizações de empréstimos).

Um dos mais instantes problemas regionais é o abastecimento de águas, também auxiliado pelo Fundo de Desemprego.

117. Em 1955 o total das despesas pagas elevou-se a 155 027 contos, mais 13 220 contos do que em 1934, como se lê no quadro a seguir:

(Ver tabela na imagem)

Como se nota, as maiores valias deram-se nos melhoramentos urbanos (mais 8 220 contos) e no abastecimento de águas e saneamento (mais 4 387 contos). Nos melhoramentos rurais deu-se o aumento de 1936 contos.

118. As verbas utilizadas pelos serviços desde 1945 subiram, como se verificou acima, a cerca de 1 485 000 contos. Não é possível, nem teria grande interesse, fazer a sua distinção completa, mas convém dar uma ideia geral das principais, sobretudo das que se referem a estradas e caminhos públicos e abastecimento de águas.

Do quadro adiante constam, além das mencionadas, mais as que se referem a habitações económicas e arruamentos urbanos.

(Ver tabela na imagem)