Transporte .... 890
Ensino liceal
A seguir indicam-se os números para 1938,1954 e 1955.
Como se nota, o desenvolvimento da despesa deu-se, sobretudo, na verba de pessoal, que passou de 52 905 contos em 1954 para 56 635 contos.
O aumento em material foi da ordem dos 270 contos, números redondos.
As restantes verbas mantiveram-se.
Ensino técnico médio e elementar
As restantes verbas, para um total de 81 090 contos, referem-se aos serviços centrais, às escolas industriais e comerciais e às escolas elementares agrícolas, que são apenas duas: as de Santo Tirso e Alcobaça.
Discriminados por instituições, os gastos totais foram os que seguem:
Esta verba tende a aumentar com a criação de novas escolas.
As verbas do ensino técnico elementar são representadas em grande parte por pessoal, como se lê nos números que seguem:
Total ...... 63 108
As dotações para material e encargos têm aumentado ultimamente, o que é salutar. As oficinas e laboratórios nas escolas industriais devem ser convenientemente equipadas. Representam, talvez ainda mais do que no ensino médio e superior, valiosos instrumentos de ensino.
contos
Ensino agrícola
Na verdade, este é um dos paradoxos da vida portuguesa. Um país «essencialmente agrícola», no dizer de muitos, tem apenas duas escolas elementares de agricultura e ambas especializadas.
Há nesta matéria campo largo para progressos substanciais. É conhecido o baixo nível do trabalhador agrícola e a grande influência que a escola pode exercer na produtividade.
Se fosse possível interessar a população agrícola em matérias relacionadas com a cultura por intermédio de escolas elementares, com índole prática, dar-se-ia um