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Ensino liceal O aumento da despesa no ensino liceal foi bastante pronunciada este ano, devido em parte às repercussões da melhoria dos vencimentos e também à grande afluência de alunos nos liceus, que obrigou a desdobramentos de classes. O acréscimo foi de cerca de 4 100 contos.

A seguir indicam-se os números para 1938,1954 e 1955.

Como se nota, o desenvolvimento da despesa deu-se, sobretudo, na verba de pessoal, que passou de 52 905 contos em 1954 para 56 635 contos.

O aumento em material foi da ordem dos 270 contos, números redondos.

As restantes verbas mantiveram-se.

Ensino técnico médio e elementar As despesas do ensino técnico médio, compreendendo os Institutos Industriais e Comerciais de Lisboa e Porto, elevaram-se a 7464 contos; as do ensino agrícola médio -Escolas de Regentes Agrícolas de Coimbra, Santarém e Évora- arredondaram-se em 6267 contos.

As restantes verbas, para um total de 81 090 contos, referem-se aos serviços centrais, às escolas industriais e comerciais e às escolas elementares agrícolas, que são apenas duas: as de Santo Tirso e Alcobaça.

Discriminados por instituições, os gastos totais foram os que seguem: E de notar que as escolas técnicas elementares consomem 63 108 contos, ou cerca de 78 por cento do total.

Esta verba tende a aumentar com a criação de novas escolas.

As verbas do ensino técnico elementar são representadas em grande parte por pessoal, como se lê nos números que seguem:

Total ...... 63 108

As dotações para material e encargos têm aumentado ultimamente, o que é salutar. As oficinas e laboratórios nas escolas industriais devem ser convenientemente equipadas. Representam, talvez ainda mais do que no ensino médio e superior, valiosos instrumentos de ensino.

contos

Ensino agrícola No ensino agrícola médio e elementar despenderam-se 7512 contos, mas apenas 1245 contos pertencem às duas escolas elementares.

Na verdade, este é um dos paradoxos da vida portuguesa. Um país «essencialmente agrícola», no dizer de muitos, tem apenas duas escolas elementares de agricultura e ambas especializadas.

Há nesta matéria campo largo para progressos substanciais. É conhecido o baixo nível do trabalhador agrícola e a grande influência que a escola pode exercer na produtividade.

Se fosse possível interessar a população agrícola em matérias relacionadas com a cultura por intermédio de escolas elementares, com índole prática, dar-se-ia um