Pode discriminar-se a despesa total do seguinte modo:

Contos

Despesa extraordinária:

Estudos, ensaios e outros

Execução de projectos:

particular ........ 432

Verifica-se ter sido um pouco superior à do ano passado a despesa ordinária, que atingiu 29 093 contos. As verbas da despesa extraordinária aumentaram bastante, e quase todo o acréscimo se deu nelas.

A obra destes serviços pode ter consideráveis repercussões na economia nacional e já em certas zonas ela faz sentir os seus efeitos.

Quando se discutiu a lei sobre repovoamento florestal salientou-se na Assembleia a necessidade de fazer acompanhar a obra do Estado, naturalmente limitada a baldios, pela de particulares.

A questão foi de novo levantada depois e nas contas de 1955 aparecem as primeiras verbas gastas como auxílio.

Na verdade, há um grande trabalho a realizar nesta matéria, sobretudo nas zonas montanhosas ou bastante onduladas.

O carácter torrencial de alguns dos portugueses e a erosão que ainda hoje se continua a acentuar em certas zonas provêm da nudez confrangedora de muitas terras que, pouco a pouco, se transformam em Tochas.

Deveria acentuar-se, até como obrigação, a tendência para arborizar.

Economicamente, até no aspecto lucrativo, a arborização é uma das mais instantes necessidades do País.

Com o variado emprego da matéria florestal e o aumento acentuado dos consumos dos seus produtos é de aconselhar um rápido incremento da área arborizada do País. A propaganda, o conselho e incentivos fiscais podem auxiliar grandemente esta obra.

Os serviços florestais têm aumentado constantemente a sua despesa, que atingiu, como se mencionou, cerca de 88 500 contos em 1955.

Partindo de um pouco menos de 12 000 contos em 1936, atingiu-se ã" cif rã de 88 000 contos em 1955. Até considerando a desvalorização da moeda, a cifra é interessante e revela o bom desejo de melhorar a situação. A despesa ordinária, que somou 29093 contos em 1955, reparte-se como segue:

Houve um aumento de cerca de 500 contos no pessoal. O acréscimo pode dizer-se que provém essencialmente daquela rubrica.

A despesa de material foi um pouco maior e refere-se em grande parte à conservação de florestas.

Em encargos houve o decréscimo de cerca de 400 contos. Varia com a intensidade do ataque a pragas.

Despesas extraordinárias Como se notou, a despesa extraordinária subiu de 50 327 contos para 59 415 contos e grande parte do aumento teve lugar na execução de projectos no continente (mais cerca de 5000 contos) e ilhas.

As despesas a realizar com a arborização de propriedade particular, orçamentadas em 1 000 contos, somaram 432 contos. Dizem respeito ao reconhecimento e elaboração de planos e projectos de arborização, ao abrigo da Lei n.º 2069.

Num próximo parecer se estudará este problema com maior minúcia.

O total da despesa extraordinária divide-se do modo seguinte:

Contos

Estudos e projectos ....... 2 266

Despesas com a execução de projectos:

Despesas a realizar com a arborização da propriedade particular ... 432