Não têm significado as alterações das despesas ordinárias. As verbas mantiveram-se no nível do ano anterior. Houve uma ligeira diminuição nos serviços geológicos, que desceram de 714 contos para 653 contos.

Nas despesas extraordinárias pesam os serviços de fomento mineiro.

Com pesquisas e reconhecimentos para avaliação das reservas de combustíveis do País despenderam-se 1472 contos. A despesa total destes serviços subiu para 1U 010 contos e divide-se como segue:

Incluíram-se nos encargos perto de 1500 contos para pagamento de serviços requeridos por particulares e por conta de verbas por eles entregues. De modo que a despesa efectiva é menor por aquela quantia. Todos os serviços aumentaram a sua despesa em relação a 1954. Mas nos serviços próprios da Direcção-Geral o aumento foi maior, como se pode ler na comparação dos seguintes números:

Contos

Talvez por motivo das funções atribuídas a esta Direcção-Geral se note o aumento constante nos seus serviços privativos. As maiores verbas dizem respeito a pessoal, como se verifica a seguir:

Contos Nesta Direcção-Geral pesa o pessoal com 3214 contos, num total de 4319 contos. A distribuição é a seguinte:

Há uma verba de 294 contos em encargos, destinada a despesas de revisão dos regulamentos eléctricos de segurança e dos sistemas tarifários do País. Outras dependências melhoraram as suas receitas. A Direcção-Geral dos Combustíveis despendeu 4 897 contos, assim distribuídos:

Contos

A verba maior em encargos refere-se às despesas do caminho de ferro de Rio Maior (585 contos). A Intendência-Geral dos Abastecimentos manteve a despesa à roda de 16 435 contos.

A sua distribuição é como segue: contos

Total. ...... 16 435 Finalmente, a Inspecção-Geral dos Produtos Agrícolas e Industriais, com a despesa de 9 107 contos, acusa o aumento de cerca de 405 contos. A maior parte refere-se a pessoal dos quadros, com 6 639 contos.

Despesas extraordinárias As despesas extraordinárias do Ministério subiram a 109 606 contos e dizem respeito aos serviços florestais, à colonização interna e ao fomento mineiro e de combustíveis.

No quadro seguinte indicam-se as despesas totais do Ministério.