(Continuação da tabela anterior, ver imagem)
A parte 1945, 1947 e 1948, especialmente nos dois últimos anos, em que os saldos negativos atingiram 51 796 contos, todos os anos acusam saldos positivos, apesar das elevadas quantias que reforçaram os diversos fundos. Mas os saldos positivos acentuaram-se nos últimos dois anos.
Origem das receitas
No quadro seguinte indica-se a progressão das receitas em cada uma das explorações e mostra-se o contínuo aumento do que compete aos telefones do Estado.
(Ver quadro na imagem)
Os serviços postais e a rede telefónica do Estado representam cerca de 87 por cento do total da receita, ou 444 000 contos, números redondos.
A origem das receitas deduz-se facilmente dos números que seguem.
(Ver quadro na imagem)
A conta do correio com o estrangeiro, que tivera aumento de 1332 contos em 1954, diminuiu para 682 contos em 1955. Mas este facto deve ter derivado do processamento e liquidação das contas com administrações estrangeiras.
No resto houve melhoria em todas as rubricas indicadas, que deram um total de aumento de 16 342 contos.
Para se avaliar das alterações sofridas pelos valores unitários e quantidades, publicam-se a seguir os números a partir de 1880.
(Ver quadro na imagem)
Ao longo espaço de tempo de setenta e cinco anos as quantidades e os valores unitários elevaram-se a cerca de dez vezes mais.
(Ver quadro na imagem)