Se for incluída a receita do Fundo Comum das Casas do Povo, que foi de 9849 contos em 1955, obtém-se a receita total de 1 624 768 contos.

As despesas, também incluídas no quadro, subiram a 932 633 contos, deixando a diferença substancial de 682 886 contos.

Receitas Um exame rápido da origem das receitas mostra que é na rubrica de contribuintes que se observam maiores cobranças. Em relação ao ano anterior houve aumentos em quase todos os organismos, mais vincados, porém, nas caixas sindicais de previdência e de reformas.

é de interesse registar que o número de sócios contribuintes tende a aumentar, o que naturalmente leva ao acréscimo de receitas.

Em 1954, nos sindicatos nacionais, nas Casas do Povo e nas Casas dos Pescadores, havia 1 190 063 sócios contribuintes, que subiram para 1 257 768 em 1955.

Publica-se a seguir a origem das receitas.

(Ver tabela na imagem)

(a) Receita incluída na coluna respeitante aos sócios beneficiários ou quotizações.

Os números foram reagrupados de modo a dar melhor ideia das diversas parcelas que compõem as receitas e não podem ser comparados com os de anos anteriores.

É de notar que os sócios beneficiários e as quotizações representam a maior parte das receitas nos sindicatos e Casas do Povo e que as actividades e bens patrimoniais, com 7972 contos, num total de 2o 977 contos, formam um terço das das Casas dos Pescadores. Considerando os sindicatos nacionais, Casas do Povo e Casas dos Pescadores e caixas sindicais de previdência e de reforma ou de previdência, as despesas totalizaram 923 030 contos. Convém discriminá-las tão pormenorizadamente quanto possível, de modo a ter ideia do seu uso. No quadro da página seguinte encontram-se as cifras.

(Ver tabela na imagem)

(a) Expediente e Instalação (incluindo os encargos com a reparação a conservação da móveis a imóveis).

Note-se a importância da despesa de pessoal e administração, que atinge 97 484 contos, e da assistência médica, que se eleva a 145 459 contos. Os subsídios (431 065 contos) e pensões (121 089 contos) somam mais de metade da despesa.

É nas caixas sindicais de previdência e nas caixas de reforma ou de previdência que se verifica maior despesa. Tem grande importância o emprego de fundos das caixas sindicais de previdência e caixas de previdência ou de reforma. Num meio de capacidade financeira restrita, a aplicação de capitais volumosos exerce influência sobre a liquidez do mercado. As verbas maiores referem-se a reservas, como se nota a seguir:

(Ver tabela na imagem)

Sobem já a 5 293 696 contos os fundos das caixas, divididos quase em partes iguais pelas caixas sindicais e de reforma ou previdência.

O progresso na acumulação de fundos tem sido contínuo. O seu emprego, num meio financeiro acanhado como é o nosso, requer cuidados especiais.