A própria religião aprisionada, como tão bem observou Johannes Hessen, torna-se um perigo para a religião "viva".

O difícil para nós é encontrar, decerto, a justa medida em que o regime. se deve deixar possuir por tudo quanto sirva à sua actualização perante a evolução rapidíssima que caracteriza hoje em dia as diversas economias nacionais e continentais; negar a necessidade de fórmulas novas e da sua adaptação à vida económica portuguesa seria simplesmente utópico, se não fosse mesmo incompatível com os próprios princípios doutrinários do regime e não estivesse em flagrante desacordo com a atitude daqueles que, dentro do Governo, procuram exactamente a evolução necessária como forma indispensável de estruturar e governar.

Se tivesse de sujeitar à aprovação da Câmara uma moção, redigi-la-ia decerto deste modo:

Tenhamos a consciência da evolução que se impõe e confiemos ao Sr. Presidente do Conselho o equilíbrio da sim estruturação.

Tenho dito.

Vozes : - Muito bem, muito bem ! O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Presidente : - Devo confirmar por verdadeiras as referências feitas pelo Sr. Deputado Daniel Barbosa às suas instâncias e à minha, recusa em adiar o encerramento deste debate. Fui inflexível nesse ponto por considerar que isso ameaçava o prolongamento duma discussão já adiantada, prejudicando assim outros trabalhos que a Câmara tem obrigação constitucional, quanto a alguns, de concluir antes do encerramento da legislatura. que está próxima. De resto. o Sr. Deputado Daniel Barbosa encarregou-se de demonstrar com o sou discurso de fecho do debate que não tinha necessidade de mais tempo de preparação.

Ao declarar encerrado o debate não quero deixar de me congratular com a Câmara pelo vivo interesse, dignidade e elevação com que se houve. Penso que este debate pode inscrever-se entre os momentos mais ilustres da Assembleia. Eles honrariam os fastos das mais ilustres assembleias políticas.

A próxima sessão será na terça-feira 23 do corrente, à hora regimental, com a seguinte ordem do dia: continuação da discussão da proposta se Lei de alteração à Lei n.º 2030; autorização ao Chefe do Estado para se ausentar do país em visita ao Brasil: apreciação das Contas Gerais do Estado da metrópole e ultramar e da junta de Crédito Público relativas a 1955.

Eram 21 horas.

Srs. Deputados que entraram durante a sessão:

André Francisco Navarro.

António Augusto Esteves Mendes Correia.

Carlos Mantero Belard.

José Soares da Fonseca.

D. Maria Leonor Correia Botelho.

Ricardo Vaz Monteiro.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Abel Maria Castro de Lacerda.

Alfredo Amélio Pereira da Conceição.

Amândio Rebelo de Figueiredo.

António Bartolomeu Gromicho.

António Carlos Borges.

António Russell de Sousa.

António dos Santos Carreto.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Augusto Duarte Henriques Simões.

Elísio de Oliveira Alves Pimenta.

Ernesto de Araújo Lacerda e Costa.

João Afonso Cid dos Santos.

João Cerveira Pinto.

Joaquim de Pinho Brandão.

Joaquim de Sousa Machado.

José Gualberto de Sá Carneiro.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Colares Pereira.

Manuel Lopes de Almeida.

Manuel Marques Teixeira.

Pedro Joaquim da Cunha Meneses Pinto Cardoso.

Sebastião Garcia Ramires.