Plano de Fomento

(ver tabela na imagem)

(a) A dotação primitiva que foi fixada no orçamento geral da província ora de 5:000.000$; desta dotação foi desvinda a quantia de 2:500.000$ por transferência para constituir dotação do outro crédito.

(b) Este crédito foi aberto durante o exercício.

Outras despesas extraordinárias

(ver tabela)

(b) O primeiro Crédito ordinário era de 300.000$ donde foi retirada a quantia de 50.0000 para reforço de outro crédito.

Nestes dois mapas se observa qual foi o plano de administração da Guiné 110 ano de 1955, na sua parte mais importante, pois ainda resta dar conta de outra parte de que mais adiante trataremos, e como foram distribuídas as dotações extraordinárias, isto é, como se distribuiu a importância de 9000 contos, proveniente de empréstimos da metrópole e destinada às obras do Plano de Fomento; e a importância de 28 350 contos, proveniente de lucros de amoedação e de parte dos saldos de exercícios findos, destinada a outras despesas extraordinárias.

Seriam longas e demoradas as considerações que se poderiam fazer acerca dos números representativos das importâncias dos créditos, das despesas e dos saldos e daquilo que eles traduzem quanto n execução do plano de administração no exercício de 1955.

Poderíamos ainda considerar como este plano de administração se ajusta à estrutura económica da província.

Para abreviar as minhas considerações farei apenas notar que de 9000 cont os destinados ao Plano de Fomento se gastaram somente 976 contos, isto é. pouco mais da décima parte dos créditos autorizados. E daqui podemos ser levados a concluir que a província da Guiné ainda não tem capacidade realizadora para as

nossas ambições, que procuram aumentar cada vez mais o seu crescente progresso.

Devo, no entanto, esclarecer que têm caminhado as obras do Plano de Fomento.

Já se encontra concluída a ponte em Bafatá. Está a construir-se a ponte do Corubal, junto ao Saltinho, por administração directa dos serviços de obras públicas da província. E esta ponte encontra-se em estado adiantado de construção, pois já estão concluídos: o encontro da margem direita, os três pilares da ponte e os dois primeiros tramos do tabuleiro.

A ponte de cacheu ficou para a 2.ª fase do Plano de Fomento. A ponte-cais de Binta está a ser estudada e o seu projecto foi entregue a um engenheiro professor. O equipamento de material móvel para a ponte-cais de Bissau já foi encomendado. Está a construir-se o edifício destinado à Administração do Porto de Bissau.

Foi construído o aeroporto em Bissalanca, junto à cidade de Bissau.

Em estradas, por administração directa das obras públicas da província, fez-se a pavimentação entre Bissalanca e Safim e foi adjudicada a uma empresa construtora o troço de Safim a Mansoa. Ainda por administração directa das obras públicas ficou o troço entre Bafatá s Nova Lamego; e os mesmos serviços