anestesia, mecânica dos solos, história da arte, hematologia clínica e imuno-hematologia laboratorial, filosofia, história, arqueologia, micropaleontologia. economia florestal, direito, geologia e paleontologia, estudos corporativos, fisiologia e química fisiológica e etnografia.

Todos os centros citados receberam subsídios para aquisição de material, animais de experiência e pagamento de serviços técnicos necessários à investigação e publicações.

Igualmente foram concedidos subsídios a investigadores para publicações de teses de doutoramento ou outros trabalhos e a revistas científicas.

Pelo serviço de educação artística foram concedidas doze bolsas a investigadores fora do País, sendo uma em regime de reciprocidade com o Governo Italiano, e repartidas por canto (2), clarinete, saxofone e oboé (1), escultura (2), história da arte (1), chefes de orquestra (2), pintura (2) e teatro (1).

Os bolseiros realizaram viagens de estudo ou aperfeiçoaram os seus conhecimentos, principalmente , em centros da Itália, França, Alemanha, Inglaterra e Áustria.

Concederam-se sete bolsas de estudo no País, sendo duas a bolseiros integrados no Centro de Estudos de Arte e Museologia, anexo ao Museu de Arte Antiga, e as restantes a bolseiros que trabalharam individualmente. A actividade destes investigadores ocupou-se em trabalhos sobre pintura portuguesa, colaboração nos recitais comemorativos do 2.º centenário do nascimento de Mozart, técnica e ensino do bailado clássico, preparação da divulgação e publicação de obras musicais e experiências de gravuras a cores.

Foram subsidiados ainda os Centros de Estudo de Arte e Museologia, anexo ao Museu de Arte Antiga, e o de Estudos Gregorianos, que prosseguiram a sua actividade.

Também foram concedidos subsídios à Orquestra Filarmónica do Lisboa, Orquestra Sinfónica do Conservatório do Porto, Círculos de Cultura Musical do Porto o de Coimbra, Sociedade Nacional do Belas-Artes, Grupo Coral Polyphonia, Centro de Estudos de Bailado Clássico, anexo ao Teatro de S. Carlos, Estúdio de Cerâmica de Arte, União dos Amigos dos Monumentos da Ordem do Cristo, de Tomar, e para aquisição do equipamento destinado à gravação do levantamento do folclore português e microfilmagem e ampliarão de documentos relativos a Domingos Sequeira».

Sr. Presidente: « no domínio da energia nuclear, em 1950 foram concedidas para investigações sobre energia nuclear 31 bolsas fora do Pais, das quais 11 para estudos de mineralogia e geologia, 10 para física nuclear, 4 para electrónica, 4 para radioquimica, l para matemática aplicada à energia nuclear e l para radioisótopos aplicados à medicina.

Os bolseiros de geologia frequentaram cursos e realizaram estágios na École National Supérieure de Géologie Appliquée et de Prospection Miniére, de Nancy, e em centros de Madrid e Barcelona; os de física e química especializaram-se em centros das Universidades de Birmingham, Manchóster, Sheftield, Hanvell, Canta-brigia e Londres; os restantes frequentaram cursos em Inglaterra e Madrid.

No mesmo ano concederam-se 115 bolsas no Pais a investigadores integrados no* diferentes centros de estudo, distribuídas desta, maneira:

Centro de Estudos de Mineralogia e Geologia:

Centro de Estudos de Matemáticas Aplicadas à Energia Nuclear:

Também foram concedidos subsídios a todos estes centros, destinados especialmente a aquisição do material necessário aos seus trabalhos do investigação».

Sr. Presidente: o exame das múltiplas o complexas actividades do Instituto de Alta Cultura -que enumerei em homenagem ao seu magnifico labor- leva à conclusão de que a sua incumbência fundamental - se não única, conforme indica o seu próprio nome- reside sem actualizar a cultura portuguesa e na renovação cientifica, artística, pedagógica e técnica da Nação».

Aceita-se que o Instituto de Alta Cultura tenha leitorados nos Estados Unidos <; estipendie a vinda a Portugal de professores luso-americanos de todos os graus para frequentarem cursos de férias. Mas já lhe será muito difícil, dada a índole especial da tarefa, ocupar-se do plano que delineei.

Deve ocupar-se da melhoria espiritual e mental dos nossos emigrantes e seus descendentes em qualquer parte do globo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, onde ficaria muito bem um serviço especializado?

Há-de entregar-se esta árdua tareia ao Secretariado Nacional da Informação?