os seus avantajados caudais sólidos, carreados desde os alcantis das Beiras até aos campos de Coimbra, onde se depositam, como se fossem maldição tremenda com que Deus noa quis flagelar!

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Essa situação de desespero pode cessar a breve trecho, e então das albufeiras já previstas em completo e bem elaborado estudo desse aproveitamento, que se deve à conscienciosa iniciativa da Companhia Eléctrica das Beiras, além da energia eléctrica criada pela força das águas subordinadas inteiramente à poderosa vontade dos homens, emergirá, a tempo e horas, a linfa fertilizante e não devastadora, operando nos campos que foram áridos o milagre imenso da criação.

Serão precisos então os técnicos para orientarem as culturas e a forma de elas se fazerem dentro dos melhores ditames, para que não haja desperdícios nem sacrifícios inúteis.

E é da melhor política que desde já se crie uma estrutura suficientemente apetrechada para esses tão elevados desígnios, que são, afinal, os fins eleitos do decreto agora publicado.

Mas, se nas grandes planícies do litoral se vislumbra uma aurora de possibilidade, mercê da qual poderá haver menos lágrimas e mais pão em cas a dos humildes, também nos vastos rincões do interior há uma grande obra a executar pelos técnicos da lavoura. Ali, é notório o extraordinário amor à terra, que se cultiva carinhosamente dentro daquele conceito lapidarmente exposto na encíclica Rerum Novarum que nos ensina que só da terra pode o homem esperar o alívio das suas necessidades primárias, que perpetuamente se repetem, porque só a terra com seus frutos serve e reconhece essa perpetuidade.

Vozes: - Muito bem!

O Orador: - Submetido às intempéries e às secas, abandonado às andanças do seu próprio destino, o pobre agricultor de muitos dos concelhos da parte serrana do distrito de Coimbra, como certamente muitos dos seus semelhantes de outros concelhos e distritos, vive ainda a vida tormentosa duma pesada servidão a que só falta o vinculo para ser em tudo semelhante à recuada servidão da gleba.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

rincões da nossa terra, oferecidos generosamente pelos competentes técnicos do Estado, que, até ao presente, quase só conhecem essas plagas para ali imporem a parte restritiva das leis que, bem vistas as coisas, não lhes eram destinadas.

Não basta, por exemplo, mandar arrancar umas dezenas ou centenas de pés de videira plantados numas pobres courelas, que tantas vezes representam um prodígio de tenacidade e de sacrificado labor do seu pequeno proprietário, para se fazer a apologia do interesse do Estado pelos pequenos agricultores.

Vozes: - Muito bem, muito bem!

O Orador: - Torna-se necessário, nos casos em que se impõe um pesado sacrifício, dar alguma coisa em troca, que sirva para tirar todo o cunho odioso à medida restritiva que se tornou necessário adoptar.

É então que assume a mais alta expressão o trabalho da técnica, que deverá aconselhar, ensinar, demonstrar caridosamente que o prejuízo porventura sofrido pode ser amplamente ressarcido com um procedimento adequado, que não é de alguma maneira enjeitado pela terra.

Para tal trabalho, de acentuado cunho social e cristão, são precisos no distrito de Coimbra muitos e competentes técnicos e uma organização conveniente que só uma brigada técnica agrícola pode fornecer.

Já há muito se afastou o falso espectro da impossibilidade da sua conveniente instalação, porque em nossos dias os serviços agrícolas podem dispor das acomodações amplas e espaçosas que lhes oferece o palacete da Avenida de Fernão de Magalhães, notável pela sua vastidão.

Nada, portanto, obsta a prete ndida criação da brigada tantas vezes referida que, se se torna totalmente indispensável no distrito, a cidade de Coimbra, altaneira e nobre, bem governada e progressiva, firmemente lançada nos seguros rumos dum engrandecimento que a ninguém pretende fazer sombra, amplamente merece.

Confio, Sr. Presidente, que, com o valioso auxilio de V. Ex.ª o Governo atenderá as justas razões apresentadas e completará o diploma aludido colmatando-lhe esta importante lacuna.

Tenho dito.

Vozes: - Muito bem, muito bem! O orador foi muito cumprimentado.

O Sr. Bagorro de Sequeira: - Sr. Presidente: vou usar da palavra para me ocupar de um assunto que se me afigura da maior importância e excepcional relevância para o desenvolvimento administrativo e valorização técnica das nossas províncias ultramarinas, sobretudo pela oportunidade da sua realização, na conjuntura que se avizinha - a de estarmos muito próximos da execução da segunda fase do Plano de Fomento Nacional, no qual é lícito depositar as melhores esperanças, pelas esplêndidas e animadoras perspectivas que nos oferece e a que devemos atribuir larga e decisiva projecção no progresso económico do País, que é a base essencial do seu engrandecimento e da desejada elevação do nível de vida da sua população do todas as partes do território nacional.

Quero referir-me, Sr. Presidente e Srs. Deputados, à recente promulgação, pelo Ministério do Ultramar, dos Decretos n.ºs 41 365 e 4.L 482, que determinaram as reorganizações dos serviços de pecuária e dos serviços de agric ultura daquelas nossas províncias ultramarinas, que são, de entre todos os serviços técnicos compreendidos na sua administração, pelo menos no que respeita a Angola, aqueles que, a par de serem os de mais efectiva influência na resolução do maior e mais urgente dos seus problemas, ou seja o do mais intensivo povoamento europeu, levado a efeito paralelamente ao