Manuel Seabra Carqueijeiro.

Manuel de Sonsa Rosal Júnior.

Manuel Tarujo de Almeida.

D. Maria Irene Leite da Costa.

D. Maria Margarida Craveiro Lopes dos Reis.

Mário Angelo Morais de Oliveira.

Mário de Figueiredo.

Martinho da Costa Lopes.

Paulo Cancella de Abreu.

Purxotoma Ramanata Quenín.

Ramiro Machado Valadão.

Rogério Noel Feres Claro.

Sebastião Garcia Ramires.

Simeão Pinto de Mesquita de Carvalho Magalhães.

Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

Urgel Abílio Horta.

Venâncio Augusto Deslandes.

Virgílio David Pereira e Cruz.

Vítor Manuel Amaro Salgueiro dos Santos Galo.

Levantaram-se, nesta altura, o Sr. Presidente e todos os Srs. Candidatos a Deputados.

O Sr. Presidente:-Em nome da Noção, proclamo Deputados à VII Legislatura os candidatos eleitos cujos nomes acabam de ser lidos e declaro legalmente constituída a Assembleia Nacional.

Pausa.

O Sr. Presidente: -Vai proceder-se à eleição da Mesa definitiva da Assembleia Nacional.

Interrompo a sessão por alguns minutos, a fim de os Srs. Deputados elaborarem a respectiva lista.

Eram 16 horas e 35 minutos.

O Sr. Presidente: -Está reaberta a sessão. Eram 16 horas e 50 minutos.

O Sr. Presidente: -Vai proceder-se à votação.

Nos termos do artigo 8.º e seu § 1.º do Regimento, foi apresentada apenas a seguinte proposta para a constituição da Mesa: para Presidente, o Sr. Deputado Albino Soares Finto dos Beis Júnior; para 1.º Vice-Presidente, o Sr. Deputado José Soares da Fonseca; para 2.º Vice-Presidente, o Sr. Deputado Joaquim Mendes do Amaral; para 3.º Vice-Presidente Sr. Deputado Laurénio Cota de Morais dos Beis; para 1.º Secretário, o Sr. Deputado José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues; para 2.º Secretário, o Sr. Deputado Manuel José Archer Homem de Melo.

Esta proposta está assinada pelos Srs. Deputados Mário de Figueiredo, Camilo de Mendonça, Sarmento Rodrigues, João do Amaral, Melo e Castro e Francisco de Melo Machado.

Fez-se a chamada.

O Sr. Presidente: -Está encerrada a votação. Nomeio para escrutinadores os Srs. Deputados José de Freitas Soares e Ramiro Valadão.

Procedeu-se ao escrutínio.

O Sr. Presidente: -Entraram na uma 94 listas, tendo sido eleitos: Presidente, o Sr. Deputado Albino Soares Pinto dos Beis Júnior, com 93 votos; 1.º Vice-Presidente, o Sr. Deputado José Soares da Fonseca, com 94 votos; 2.º Vice-Presidente, o Sr. Deputado Joaquim Mendes do Amaral, com 94 votos; 3.º Vice-Presidente, o Sr. Deputado Laurénio Cota de Morais dos Beis, com 94 votos; 1.º Secretário, o Sr. Deputado José Venâncio Pereira Paulo Rodrigues, com 94 votos, e 2.º Secretário, o Sr. Deputado Manuel José Archer Homem de Melo, com 92 votos.

Pauta.

O Sr. Presidente: - Srs. Deputados: concluídos os nossos trabalhos preparatórios, a que, nos termos regimentais, tive de presidir por um triste mas honroso jus da minha idade, cumpre-me saudar e felicitar o Sr. Conselheiro Albino dos Beis pela sua reeleição para a Presidência da Assembleia Nacional.

V. Ex.ª, Sr. Presidente, recebeu dos seus pares, mais uma vez e solene e expressivamente, a afirmação de uma certeza: a certeza de que, no transcurso de três quadriénios, isto é, nas três legislaturas antecedentes, exerceu a Presidência com distinção e competência e, simultaneamente, com grande imparcialidade, espirito conciliador e rara tolerância.

Vozes : - Muito bem, muito bem !

O Orador: - Nós, os que aqui estivemos e os que aqui regressaram, podemos todos testemunhá-lo por razão de ciência certa.

Correspondentemente, embora pese aos que, falsa e gravosamente, o negam, os Deputados puderam exercer o sen mandato com dignidade, discutir e votar as leis livre e conscienciosamente, fazer crítica construtiva de actos da Administração, abordar, enfim, os problemas nacionais sem inspiração ou propósitos que não fossem o bem da Pátria e os interesses legítimos da Grei. E, assim, a Assembleia Nacional tem realizado uma obra fecunda e relevante, documentada, a toda a luz, nos Diários do Governo e das Sessões, este, infelizmente, pouco divulgado, mesmo ignorado pelos críticos, e suprível somente em parte pela imprensa, no seu relato fiel e imparcial, mas forçosamente limitado.

A presidência do conselheiro Albino dos Beis traz a antecipada garantia de que aquela obra vai prosseguir com a necessária, a indispensável colaboração - que não podemos recusar-lhe - da nossa assiduidade, da nossa permanência e do trabalho aturado, sereno e eficiente, com primado para os problemas de interesse nacional, pois somos Deputados da Nação.

Srs. Deputados : não foram reeleitos numerosos Deputados que pertenceram a anterior legislatura. Associemos à grata recordação dos que permanecem a homenagem que todos lhes devemos.

Vozes : - Muito bem, muito bem ! Pausa.

E o orador, levantando-se juntamente com toda a Assembleia, disse:

Convido o Sr. Deputado Albino Soares Pinto dos Reis Júnior a assumir a presidência.

O Sr. Deputado Albino Soares Pinto dos Reis Júnior assumiu a presidência.

O Sr. Mário de Figueiredo: - Sr. Presidente: pedi a palavra para, interpretando o sentir da Assembleia, cumprimentar o Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu e a Mesa pela maneira como dirigiram os trabalhos das sessões preparatórias.

Vozes : - Muito bem, muito bem !

O Orador: - Para quem conhece o Sr. Deputado Paulo Cancella de Abreu e para quem tem tido o privilégio de trabalhar na sua companhia não constituiu nenhuma surpresa a superioridade com que dirigiu esses trabalhos.