Procura interna sobre os recursos disponíveis (a)

(a) A preços de 1954.

O desnível que já em 1955 se observou entre a razão de crescimento da procura interna e o produto nacional bruto ter-se-ia agravado em 1956, traduzindo-se em uma maior pressão sobre os recursos disponíveis. A previsão estabelecida para 1957 deixa antever, no entanto, uma redução do desequilíbrio que se teria verificado em 1956. Com efeito, supõe-se que, através da quase manutenção da amplitude de crescimento da procura interna e dum ligeiro aumento na do produto nacional bruto, será possível reduzir o citado desequilíbrio.

A procura privada continuaria a ser, com base na previsão estabelecida, a grande determinante da procura interna em 1957, posto que o sector público apenas registaria um ligeiro progresso.

Não se torna fácil avaliar quais as determinantes que teriam influenciado o aumento do consumo privado em 1956 e o venham a justificar no corrente ano. Supõe-se, no entanto, que a melhoria verificada na produção agrícola em 1956 e no decorrer de 1957, assim como a evolução favorável que se tem registado tanto na indústria extractiva como na transformadora, teriam originado, pelo menos em parte, uma melhoria no nível de emprego e no número de horas de trabalho, constituindo factor decisivo na expansão do consumo privado. A variação ascensional dos índices de preços acentuou-se em 1956, devido à pressão já assinalada da procura interna sobre os recursos disponíveis e, ainda, à alta dos preços dos produtos importados do estrangeiro.

No entanto, a partir do início de 1957 os índices de preços elaborados pelo Instituto Nacional de Estatística evidenciam uma relativa estabilidade, conforme se pode observar no quadro seguinte:

Nos índices de preços por grosso em Lisboa, de Janeiro a Julho de 1957, e em comparação com igual período do ano anterior, a evolução no sentido da baixo é idêntica, embora durante os sete primeiros meses de 1957 esse movimento fosse um pouco mais acentuado que o registado anteriormente. No presente ano verifica-se uma contracção de dois pontos mo índice geral, para o que contribuiu a queda dos índices de quase todos os grupos.

Em relação aos índices de preços no consumidor em Lisboa, a baixa registada entre o primeiro e o oitavo mês de 1956 foi superior à apurada em igual período do corrente ano.

Quanto aos índices de preços no consumidor na cidade do Porto, a contracção verificada de Janeiro a Agosto do presente ano evidencia uma amplitude que, embora pequena, se situa a um nível ligeiramente superior ao observado em período homólogo de 1956.

Considerando, no entanto, a tendência já assinalada em anos anteriores, é de esperar que a pressão da procura se acentue nos últimos meses deste ano. Assim, é de admitir que a contracção seja absorvida, podendo mesmo ultrapassar-se o nível observado mo início de 1957. Por fim, importa salientar que enquanto o índice de preços por grosso dos produtos importados do estrangeiro, entre o primeiro e o sétimo mês de 1956, se elevou quatro pontos, manteve-se estável em idêntico período de 1957.

A elevação do índice de preços de produtos essenciais à economia nacional - tal como se apresenta a maioria dos produtos de importação - não pode deixar de exer-