Energia eléctrica e serviços De acordo com as estimativas elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, a formação do produto interno bruto neste sector apresenta, nos últimos três anos, a seguinte distribuição média:

(a) A preços de 1954. No 1.º semestre de 1957 a produção de energia eléctrica situou-se em

1 146 000 000 kWh, o que significa um acréscimo de 5 por cento em relação a período homólogo do ano passado. Este aumento foi principalmente resultante de uma maior produção de energia de proveniência térmica.

A produção de gás acusou um ligeiro acréscimo, que se cifra em cerca de l por cento.

Em 1958 deverá obter-se uma maior produção de energia eléctrica, em virtude da entrada ao serviço do aproveitamento do Picote, prevista para fins do ano corrente. Os transportes terrestres denotam um ligeiro aumento de actividade no 1.º semestre deste ano. Nos caminhos de ferro verifica-se uma expansão, quer no número de passageiros-quilómetro transportados (+ 6 por cento), quer nas toneládas-quilómetro ( + 2 por cento), quer, ainda, nas receitas líquidas (+5 por cento).

A camionagem evidencia, igualmente, uma evolução favorável, tendo aumentado o número de passageiros-quilómetro transportados em cerca de 10 por cento. A navegação marítima apresentaria uma situação estável se atendêssemos ao número de navios entrados nos portos da metrópole nos primeiros sete meses de 1957 (8266 unidades) e de 1956 (8282 unidades). No entanto, considerando unicamente os navios portugueses, observa-se um decrescimento de 8 por cento. A navegação aérea nacional revela, no l.º semestre, uma situação de franco desenvolvimento, em face de uma melhoria apreciável na tonelagem por quilómetro (+22 por cento) e no número de passageiros-quilómetro transportados (+28 por cento). A actividade comercial não é facilmente redutível a indicadores simples e seguros; utiliza-se, no entanto, o movimento nas câmaras de compensação e o desconto de letras como avaliadores da situação neste sector, embora não esquecendo as necessárias limitações que esta escolha envolve.

(a) Período de Janeiro-Agosto (efeitos liquidados).

(b) Período de Janeiro-Junho.

No que diz respeito ao valor, índice que nos oferece maior interesse, os aumentos nos efeitos liquidados na compensação e nas letras descontadas são, respectivamente, de 14 por cento e de 12 por cento. É natural que se mantenha esta tendência, uma vez que a expansão que se vem verificando no consumo privado abre perspectivas favoráveis à maioria dos sectores de comércio por grosso e a retalho.