A construção de edifícios acusa, por comparação entre o 1.º trimestre de 1956 e o de 1957, uma acentuada melhoria neste último período, conforme se pode observar no quadro seguinte:

Construção de edifícios na metrópole (a)

No entanto, a taxa de crescimento da construção de edifícios para habitação parece não ter ainda encontrado a amplitude que lhe é necessária, em virtude do aumento demográfico e melhoria do nível de vida; na verdade, os índices mensais de renda das habitações elaborados pelo Instituto Nacional de Estatística continuam acusando uma alta persistente.

Contribuição apreciável para a solução do problema habitacional, espera o Governo que venha a ser a providência articulada na presente proposta de lei, preceituando investimentos pela Caixa Geral de Depósitos na aquisição e construção de imóveis destinados à habitação do funcionalismo.

Moeda e crédito A evolução dos meios de pagamento em poder do público, que desde 1949 se vem traduzindo por acréscimos sucessivos, mantém nos primeiros oito meses do ano em curso a mesma tendência, embora em relação a igual período do ano findo se tenha verificado uma quebra de ritmo. Em 31 de Agosto a diferença em relação a 31 de Dezembro de 1956 foi apenas de 341 000 contos, contra 439 000 contos em período homólogo do último ano.

Alteraram-se, porém, as determinantes: enquanto no ano transacto a diferença resultou exclusivamente duma expansão dos depósitos à vista (+450 000 contos), em 1957 registaram-se alimentos tanto na moeda em circulação (+300 000 contos) como nos depósitos à vista (+41 000 contos).

Meios de pagamento em poder do público

A composição dos meios de pagamento não sofreu, contudo, alteração sensível, mantendo-se à volta de 32 por cento a participação da moeda em circulação.

Moeda em circulação

Quanto às notas em circulação, o quadro XXIX mostra que o seu volume nos primeiros oito meses deste ano experimentou uma contracção (-39 000 contos), menor que a registada em período idêntico do ano precedente (-162 000 contos).

Variação da circulação fiduciária

(Em milhares de contos)