Comércio da metrópole com o estrangeiro, por zonas monetárias

(a) Metrópoles e territórios ultramarinos dos países membros da O. E. C. E.; países não membros da nona (...), Indonésia, Vietname, Laos, Camboja, Marrocos e Tunísia.

(b) América do Norte, América Central, Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Libéria e Filipinas.

O considerável aumento do saldo negativo em relação à União Europeia de Pagamentos foi devido fundamentalmente a um acentuado acréscimo das importações (17 por cento), que afectou o comércio com quase todas as metrópoles dos países membros da O. E. C. E.

O ligeiro acréscimo das exportações (3 por cento) não foi, de facto, suficiente para impedir o agravamento.

As nossas relações com a zona dólar evoluíram também desfavoravelmente, em virtude de se ter verificado um forte aumento das importações (56 por cento), acompanhado por uma contracção das exportações (13 por cento).

produtos

de importação acusam uma apreciável expansão, em alguns casos particularmente acentuada.

Ainda em relação aos principais produtos importados, e no que respeita ao seu valor médio, deve notar-se, dum modo geral, que não se registaram variações para além de 10 por cento, à parte o acréscimo de 45 por cento nos óleos em rama para destilação. De entre os produtos cuja venda em mercados externos, até fins de Agosto deste ano, se revelou mais favorável em comparação com período homólogo de 1956 há a notar: as conservas de peixe, com um acréscimo de 144 700 contos no valor da exportação total; os esteios para minas, com um aumento no valor de cerca de 50 por cento; o fio e os tecidos de algodão, cujos aumentos se cifram em 68 000 contos, e, por fim, o vinho do Porto, cuja expansão, calculada em cerca de 16 000 contos, está bem longe de corresponder às possibilidades que este produto parece oferecer.

Em contrapartida, há a assinalar, entre as mais vultosas, as seguintes quebras nos valores exportados: 20 por cento na cortiça, onde o desvio da procura internacional determinou uma baixa simultânea de preços e quantidades; 39 por cento no volfrâmio, que vem igualmente sofrendo as consequências duma quebra acentuada de cotações; 27 por cento na madeira serrada, e 30 por cento nas pirites.

Comércio da metrópole com o ultramar Durante os primeiros oito meses do ano em curso, e em comparação com igual período de 1956, o comércio da metrópole não acusa alterações substanciais, como se pode observar, no quadro seguinte:

Comércio da metrópole com o ultramar

As alterações mais dignas de nota na análise geográfica do comércio com as nossas províncias ultramarinas apresentam-se nos aumentos das vendas para a Guiné (+13 200 contos) e para Angola (+23 300 contos) e nas compras efectuadas nesta ultima província (+64 500 contos) e nas aquisições realizadas na Guiné (-20 900 contos).

Ao observar a lista dos produtos adquiridos pela metrópole ao ultramar no decurso dos primeiros oito meses de 1957 vê-se que seis de entre eles representam, (...)