portuguesa, geógrafo de incomparável acção no ultramar, historiador incansável e erudito e patriota estreme :

Rende ao excelso português preito da sua veneração, como o mais qualificado representante, na actualidade, das gerações de descobridores e cientistas que fizeram a grandeza de Portugal na sua missão civilizadora e humanitária, iniciada na era henriquina;

E exprime o voto de que o Governo distinga tão ínclito marinheiro-aviador português promovendo-o ao posto de almirante.

Os Deputados: Sarmento Rodrigues - Venâncio Deslandes - Manuel Lopes de Almeida»

O Sr. Presidente : - Vou submeter à votação da Assembleia, por levantados, a moção que acaba de ser lida.

Submetida à votação, foi aprovada por unanimidade.

O Sr. Cota de Morais: - Requeiro que fique consignado no Diário das Sessões não só a forma como foi feita a votação, mas ainda que ela se fez por unanimidade.

O Sr. Presidente: - Ficará exarado no Diário das Sessões que a votação se fez por unanimidade.

Para tornar mais relevante a homenagem da Assembleia Nacional ao vice-almirante Sr. Gago Coutinho, designo uma deputação constituída pelos Srs. Deputados Sarmento Rodrigues, Venâncio Deslandes o Lopes de Almeida para, pessoalmente, comunicarem a S. Ex.ª a moção que acaba de ser aprovada por unanimidade.

Vozes : - Muito bem, muito bem !

O Sr. Presidente: - Os trabalhos da Assembleia vão ser interrompidos, durante algum tempo, pela razão do haver alguns trabalhos que devem ocupar a nossa atenção, mas que não se encontram suficientemente preparados em termos de serem submetidos ao estudo e à apreciação da Câmara.

Temos, por exemplo, as Contas Gerais do Estado e as contas da Junta de Crédito Público relativas ao ano de 1956.

O respectivo parecer encontra-se na Imprensa Nacional, mas não está ainda em termos de ser distribuído de maneira a poderem ser apreciadas e votadas as referidas contas antes do termo da duração normal do funcionamento da Assembleia e que seria no dia 22 do corrente.

Nestas circunstâncias, vou usar da faculdade, que a Constituição me confere, de interromper o funcionamento dos nossos trabalhos, e, como há alguns diplomas já votados pela Assembleia mas carecem da última redacção - trabalho que deverá ser feito pela respectiva Comissão -, proponho que se conceda o costumado bill de indemidade à Comissão de Legislação e Redacção para que ela possa, no interregno dos trabalhos da Assembleia, dar a última redacção aos textos já votados.

Pausa.

O Sr. Presidente: - Considero o silêncio de VV. Ex.ªs como sendo de anuência a esse voto de confiança a dar àquela Comissão.

De harmonia com o que acabo de expor, e usando da faculdade que me confere o § único do artigo 94.º da Constituição, declaro interrompido o funcionamento efectivo da Assembleia a partir do dia 15 do corrente, exclusive, até ao dia 19 de Marco, data em que recomeçarão os nossos trabalhos.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas e 15 minutos.

Srs. Deputados que faltaram à sessão:

Américo da Costa Ramalho.

António Bartolomeu Gromicho.

Augusto César Cerqueira Gomes.

Augusto Duarte Henriques Simões.

César Henrique Moreira Baptista.

Jorge Pereira Jardim.

José dos Santos Bessa.

Manuel Cerqueira Gomes.

Manuel Maria de Lacerda de Sousa Aroso.

Simeão Pinto de Mesquita de Carvalho Magalhães.