Progresso na construção Houve progressos sensíveis no número de edifícios construídos, no número de pavimentos e na superfície coberta. E o progresso deu-se nas grandes cidades, como Lisboa e Porto, e nas restantes zonas do País. Foi até maior na província, incluindo as capitais de distrito, do que em Lisboa. Publicam-se no quadro seguinte os números para 1951, 1955 e 1956:

(a) Edifícios construídos para os quais foi passada licença de utilização.

Não é possível estudar agora a influência da construção civil nos investimentos. Mas seria interessante examinar de perto a matéria.

Grosso modo, os investimentos são proporcionais à superfície coberta, mas é difícil determinar uma cifra para o preço unitário desta.

Não se errará por defeito se se computarem os investimentos na construção de edifícios em bem mais de 1 milhão de contos.

Esta cifra tem influência no progresso económico, embora represente melhorias sociais importantes. Deve, porém, haver equilíbrio, porque não abundam os investimentos.

Há que ter em conta que parte dos edifícios acima mencionados se destina a estabelecimentos industriais e outros fins.

Prédios e contribuintes Não há modificações substanciais no número de prédios rústicos.

Houve uma ligeira diminuição, da ordem dos 9000 contos, quando se compara o ano de 1956 com o de 1955. O aumento da ordem dos 16 000 contos caracterizou os prédios urbanos.

Comparando os números com 1936, as alterações são importantes: menos prédios rústicos em 1956 e bastantes mais prédios urbanos.

Quanto ao número de contribuintes, o aumento foi da ordem dos 438 000.

Tudo se pode observar no quadro seguinte, que dá o número de prédios rústicos e urbanos e o número de contribuintes por distritos.

Já por diversas vezes se estudou nestes relatórios o problema da propriedade rústica e se verificou a sua extraordinária disseminação, ou, antes, parcelamento, no Norte do País e a grave concentração em certas zonas do Sul.

Vê-se haver distritos com mais de 1 milhão de prédios: Viseu, Coimbra e Bragança e Aveiro. Se se notar que todos estes distritos, mas sobretudo os dois primeiros, são montanhosos, avaliar-se-á do estado da propriedade rústica.