Armazém ............... 10 296

Matéria tributável O capital sobre que incide a tributação das sociedades anónimas aumentou muito durante o ano de 1956, visto ter. atingido 5 683 703 contos. Pouco passava de 4 milhões de contos em 1955.

Os rendimentos das sociedades anónimas, tributadas pelo sistema do grupo G, desceram ligeiramente. De um modo geral, a matéria tributável deste grupo subiu bastante, como se deduz do quadro que segue:

Viu-se acima que este mesmo grupo ocupa posição dominante na contribuição industrial e que o aumento de 1956 se deve, na quase totalidade, ao seu progresso.

O rendimento tributável dos contribuintes do grupo G também melhorou apreciavelmente.

Rendimentos tributáveis O que acaba de se escrever mostra a grande melhoria dos rendimentos tributáveis, que deu lugar a progresso acentuado nos impostos directos, visto ser tanto a contribuição industrial como o imposto complementar a origem do seu aumento.

No quadro a seguir dá-se a evolução dos rendimentos tributáveis, expressa "m percentagens, com base em 1936, que se considera igual a 100:

Atingiu 296 o índice. Havia descido, no conjunto, de 260 para 240 em 1955, mas o salto em 1956 foi de 56 pontos, o que é considerável. Deve-se este surto essencialmente ao grupo O, que passou de 396 para 417. Dado o que se verificou acima a respeito do produto interno bruto, ainda há lugar para progressos nos rendimentos tributáveis. A concentração das indústrias e comércios nas duas cidades de Lisboa e Porto e seus arredores torna-se patente no exame da repartição geográfica da contribuição industrial. O problema precisa de ser visto à luz dos princípios da localização das indústrias e dos efeitos sociais da sua concentração nos grandes centros urbanos ou arredores.

No quadro seguinte indica-se a distribuição do imposto sobre as indústrias e comércios por distritos, assim como a sua capitação por habitante e contribuinte:

Se forem comparados os números de 1955 e 1956, notam-se algumas diferenças. Quase todos os distritos melhoraram os seus valores, mas Lisboa e Porto mais acentuadamente.

A verba principal e adicionais em Lisboa passou de 339 972 para 384 100 contos, e as capitações subiram